Respostas
Se mobilidade social é a liberdade de diferentes classes escalarem a pirâmide econômica-social que estrutura a sociedade em castas
Imobilidade social então é a condição que impede essa escalada social.
Podemos ter como exemplo o brasil escravocata. O escravo não tinha uma perspectiva de mudança social, se nascia escravo, e no fim da vida ainda se era escravo. Não existia portanto um mecânismo de inclusão, muito pelo contrario, se inchergava então o negro como um indivíduo inferior, mas isso era gerado pela sua propria condição de escravo. Mas Isso é só um exemplo de imobilidade social na era do brasil monarquia, mas isso ainda se extende pros dias de hoje, falta de planos de inclusão social, falta de inciativas para diminuir as distância das disparidades econômicas das classes tiram do pobre e das classes mais baixas o acesso as oportunidades.
Capital / dinheiro / money = a poder no sistema capitalista, a pobreza portanto, sem programas sociais, sem esforços de inclusão, se torna um mecânismo vicioso de imobilidade social.
Resumindo, Imobilidade social são todos esses sitemas, mecânismos, definições, preconceitos, que impedem, incapacibilitam, ingessam o crescimento social de um indivíduo, seja lá qual for a sua definição de crescimento social > No mundo moderno é o acesso a bens.