A hanseníase é considerada uma doença de alta infecciosidade e baixa patogenicidade. As vias de eliminação mais importante são vias aéreas superiores e soluções de continuidade da pele (como ferimentos, úlceras). O tratamento é baseado em poliquimioterapia (PQT/OMS), com objetivo de eliminar o bacilo e evitar a evolução da doença. Os medicamentos devem ser administrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de forma ambulatorial, seguindo o esquema da classificação paucibacilar e/ou multibacilar.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. No caso de crianças, as doses serão ajustadas conforme o desenvolvimento e crescimento.
II. Esquema Paucibacilar (PB) os pacientes com até 5 lesões de pele.
III. Critério de alta: 6 doses supervisionadas em até 9 meses.
IV. Esquema Multibacilar (MB) os pacientes com mais de 5 lesões de pele.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. Incorreto
b.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Respostas
a resposta correta é II III IV
Sobre o tratamento da hanseníase, estão corretas as afirmativas I, II e IV, sendo que a III é considerada errada porque no caso da multibacilar a alta só ocorre após 18 meses.
Na hanseníase, a forma paubacilar tem resposta Th1 vigorosa e menos de 5 lesões, enquanto na forma multibacilar a resposta é Th2 e há mais de 6 lesões, com comprometimento de dois ou mais nervos ou até mesmo sistêmico.
Todos que se infectam desenvolvem uma forma indeterminada, em que há manchas de contorno mal definido e sem comprometimento neural, sem perda de sensibilidade.
O tratamento é feito com poliquimioterapia e dose mensal supervisionada: Rifampicina, Dapsona e Clofazimina. 6 a 9 meses no paubacilar e 18 meses na multibacilar.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/25411465