Respostas
Gregor Johan Mendel foi um monge agostiniano nascido no ano de 1822 que se interessou em explicar como as características dos pais são transmitidas a seus descendentes. conhecido como o pai da genética, ele realizou todas as suas pesquisas sobre hereditariedade com ervilhas de cheiro(pisum sativa), escolha que foi uma das razões de seu sucesso com suas pesquisas, pois essa leguminosa apresenta diversas vantagens como:
- fácil cultivo
- produção de grande quantidade de sementes
- ciclo de vida curto
- além de características contrastes e de fácil identificação
Em seus experimentos, Mendel teve o cuidado de utilizar apenas plantas de linhagem puras, por exemplo, plantas de sementes verdes que só originassem sementes amarelas. você deve estar se perguntando como Mendel sabia que as plantas eram puras? pois bem, para que ele tivesse certeza de qual planta era pura, ele as observava durante 6 gerações, período de aproximadamente 2 anos. Se durante essas gerações as plantas originassem indivíduos diferentes da planta inicial, eram consideradas puras.Uma vez constatado que as plantas eram puras, Mendel escolheu uma característica,por exemplo, plantas puras de sementes amarelas com plantas puras, de sementes verdes e realizou o cruzamento. em diversas vezes,ele observou características diferentes como:
-altura
- cor da casca
- cor da flor
e ele concluiu que cada ser vivo é único e possui um par de genes para cada característica, e essas características são hereditárias e esses genes são transmitidos através de genes e por ultimo os descendentes herdarão apenas 1 gene de cada característica de seus pais, ou seja, para uma determinada característica haverá 1 gene do par.