Respostas
Mas a duração de noite e dia não é exatamente a mesma, como sugere o nome – em latim equi, significa igual, e nócio, noite. “Acontece que os raios do Sol começam a iluminar a Terra minutos antes de ele aparecer no horizonte e continuam logo depois que ele se põe”, diz o astrônomo Roberto Boczko, da Univesidade de São Paulo. Assim, a parte clara do dia acaba sendo ligeiramente maior.
Por causa da inclinação da Terra. Isso depende do ponto que você se localiza.
A noite nem sempre é menor que o dia. Depende da posição do local onde você está em relação ao Equador e da estação do ano. Em cima da linha do Equador (por exemplo, em Macapá), os dias e as noites têm a mesma duração (12 horas) o ano todo. Nos outros locais, no inverno, os dias são menores que a noite, mas no verão ocorre o oposto. E quanto mais afastado da linha do Equador, maior é essa variação.
Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento em latitude, da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 de dezembro e em 21 de junho.
Quando o solstício ocorre no inverno significa que esse dia é o menor do ano e a noite é a mais longa. Quando ocorre no verão significa que é o maior dia e a menor noite do ano.
fontes:
Sol da meia noite - wikipedia
Solstício, trópicos de Câncer e Capricórnio.