Respostas
A partenogênese, é o crescimento e desenvolvimento de um embrião sem que ocorra a fertilização, ou seja, ocorre por reprodução assexuada. São fêmeas que apresentam a habilidade de procriar sem que haja um parceiro sexual, havendo a participação apenas do gameta feminino.
Geralmente a partenogênese é apenas uma possibilidade de forma reprodutiva, sendo que a reprodução sexuada (com a participação do gameta masculino) é a mais comum. Esta intercalação pode ocorrer como resposta da pressão ambiental e recebe o nome de heterogamia.
Esse tipo de reprodução cai muito em provas, com o exemplo das abelhas.
A Partenogênese em abelhas, as fêmeas férteis produzem óvulos haploides que podem ou não ser fecundados pelos machos.
Quando não fecundados, desenvolvem-se por partenogênese e originam machos haploides. Quando fecundados, originam fêmeas operárias ou rainhas.
Essa variação deve-se ao tipo de alimentação recebida durante o desenvolvimento enquanto larvas. As larvas que serão operárias recebem mel e pólen. As que serão rainhas recebem também geleia real.
Geralmente, a poliembrionia pode estar associada com a partenogênese. A poliembrionia é a formação de vários embriões a partir de um único zigoto.
Assim, durante as divisões mitóticas, cada célula pode originar um indivíduo. Os indivíduos formados são muito semelhantes e do mesmo sexo. Os seres humanos podem apresentar esse tipo reprodutivo, acontece na formação de gêmeos univitelinos.
Espero que tenha te ajudado. Um abraço!