• Matéria: História
  • Autor: war1fs235
  • Perguntado 7 anos atrás

A democracia está em risco? Esta é uma pergunta que não quer calar no início deste século. A crise mundial em processo de recuperação faz reacender o questionamento sobre a liberdade, o direito de escolha. Em muitos países, governos extremistas sobem ao poder e consideram que o nacionalismo, o extremismo religioso e cultural podem ser a saída para a insegurança. Muitos resumem que a violência deve ser combatida com violência. Por outro lado, tragédias como a de Mariana e, agora, em Brumadinho, ambas em Minas Gerais, vêem o poder econômico falar mais alto diante dos riscos a população. Em uma reportagem do G1 demonstra-se o quanto a empresa Vale do Rio Doce, uma multinacional, lucrou, mesmo logo depois da tragédia de Mariana (2015).

Diante da crise de regimes democráticos e do avanço de grandes empresas mundiais, elabore uma dissertação-argumentativa sobre o tema, demonstrando as contradições entre a representatividade política, a cidadania, a sociedade de consumo e o poder econômico.


ORIENTAÇÕES:
1. Leia a reportagem disponível no site da G1 - .
2. Leia o texto complementar, disponível no Material da Disciplina.
3. Atente-se a proposta do MAPA, fundamentando teoricamente sua atividade, de acordo com as normas da ABNT.
4. Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12 e não deve ultrapassar duas laudas (páginas). Utilize o template disponível no Material da Disciplina.
5. Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão "Selecionar arquivo".
6. Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
5

Pode-se afirmar que a democracia sempre está e estará em risco. Mas em muitos países, como o Brasil, por exemplo, existem organizações democráticas que buscam pela resistência da democracia.

A relação entre a crise de regimes democráticos e do avanço das grandes empresas mundiais não é clara. Países da África e do Oriente Médio, por exemplo, são pouco democráticos e neles ocorrem conflitos quase sempre.

As empresas mundiais buscam promover desenvolvimento e gerar renda, mas precisam ser responsabilizadas pelos crimes que venham a cometer.

Bons estudos!

Perguntas similares