Diderot e D'Alembert foram responsáveis pela publicação da enciclopédia. Qual o significado dessa obra no contexto do iluminismo?
Respostas
A Enciclopédia nada mais era que um enorme livro onde os filósofos e outros intelectuais expunham suas ideias iluministas.
Espero ter ajudado ;)
O OBJETIVO PRINCIPAL DA ENCICLOPÉDIA ERA SUBSTITUIR A FÉ PELO CONHECIMENTO:
Coordenada por D’Alembert e Diderot, a Enciclopédia foi elaborada entre 1751 e 1780. Com base nos ideais iluministas, filósofos pretendiam, através do saber, criar o “cidadão esclarecido”. No decorrer dos séculos 17 e 18, os cientistas haviam acumulado conhecimentos que suplantavam tudo o que até então era considerado saber válido. Descobriram-se as relações do sistema planetário e o emprego da força hidráulica, novos continentes foram explorados, e ficara provado que a Terra não era plana. Cada vez mais se impunha o princípio de que o saber, e não a fé, deveria nortear a busca de respostas às questões da vida. Isso, contudo, também invalidava em grande parte o modelo explicativo da Igreja Católica. Pois sua definição da vida repousava, basicamente, numa existência no temor de Deus, com perspectivas a abundante recompensa no Além. Durante séculos, as Sagradas Escrituras e a interpretação apostólica forneceram às pessoas um sentido sobrenatural para a vida. Isso facilitava, para uns, suportar as injustiças terrenas e, para outros, justificá-las.
Os enciclopedistas tomaram o esclarecimento como chave para a liberdade. O acúmulo de saber e uma educação norteada pela razão deveriam fomentar a capacidade de raciocinar de modo autônomo e a responsabilidade própria. Essa imagem de mundo excluía tanto a superstição e o êxtase religioso como a repressão por um governante absolutista. Assim, a Enciclopédia foi uma obra-chave do Iluminismo, cujo projeto era libertar o ser humano da “dependência autoimposta”, como formularia o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804).
espero ter ajudado, bons estudos!