• Matéria: Ed. Física
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

"Em um primeiro momento, antes da Segunda Guerra Mundial, as campanhas nacionais entendiam o analfabetismo como uma mazela social, em que as forc¸as armadas te^m a incumbe^ncia de "acabar" com um inimigo premente". (BORGES, 2009, p. 140).

BORGES, Luís Paulo Cruz. Reflexões necessárias sobre a educação de jovens e adultos: perspectivas, desafios e possibilidades. Espaço do currículo, v. 2, n. 1, pp. 137-155, Março-Setembro, 2009.

É importante compreender a trajetória histórica da EJA, após a Segunda Guerra Mundial. A ONU, com objetivo de valorizar a paz mundial, procurava chamar a atenção de diferentes países, para a necessidade de integração dos povos. Nesse período, no Brasil, aflora a preocupação com o aumento das bases eleitorais de sustentação do governo, por meio do voto. Historicamente, nesse período, o analfabetismo, era visto pela sociedade como:

I) "flagelo" ou "vergonha" nacional.

II) causa da situação econômica, social e cultural do Brasil. (seria de dificuldade econômica?)

III) situação que favorecia a incapacidade dos sujeitos para cuidar de sua saúde.

IV) algo que colocava o país em situação de inferioridade cultural.

V) vigorosa ação renovadora da sociedade ao promover valores cívicos.

Na sequência, assinale a opção que apresenta apenas as alternativas corretas:

Alternativas:

a)
II – IV.

b)
II – III – V.

c)
I – II – III – V.

d)
I – III – IV.

e)
I – II – III – IV.

4)
As campanhas de alfabetização promovidas pelo governo federal surgiram no Brasil com propostas de redução dos elevados índices de analfabetismo que passaram a incomodar os diferentes níveis de governos, desde os anos de 1930, quando tiveram início os acelerados processos de industrialização e urbanização do país. (OLIVEIRA; SOUZA, 2012, p. 1).

OLIVEIRA, Letícia Borges de; SOUZA, Sauloéber Tarsio de. História das Campanhas de Alfabetização de adultos: Iniciativas para os moradores do Campo. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas – "História, Sociedade e Educação no Brasil. João Pessoa, 2012.

A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), muito embora tenha sido apresentada pelo governo como verdadeira obra de salvação nacional, no que se refere à alfabetização, não conseguiu apresentar resultados satisfatórios em todo território nacional, afinal existiam localidades isoladas no interior do país. É correto afirmar que a campanha (CEAA), desdobrou-se em duas por volta de 1948, ao criar a Campanha Nacional de Educação Rural; compreendendo:

Alternativas:

a)
Ações conjuntas do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura.

b)
Oferta de alfabetização apenas aos filhos da elite e de políticos.

c)
Material didático pedagógico de fácil compreensão.

d)
A educação como um círculo vicioso.

e)
A erradicação total do analfabetismo no Brasil.

5)
No que se refere a alfabetização de jovens e adultos, Paulo Freire, em seus escritos argumenta que para se buscar a essência das coisas, ou seja, uma melhor compreensão sobre determinado fenômeno histórico, cultural, etc., tanto o educador quanto o aluno deve procurar maneiras de libertar-se da consciência ingênua. (BORGES, 2008)

Para atuar na EJA é importante conhecer o caminho percorrido historicamente, por essa modalidade de ensino. Isso favorece consideravelmente, a compreensão sobre as experiências vividas e os desafios enfrentados. Seguindo essa perspectiva realize a leitura das afirmações relacionadas ao histórico da EJA e assinale a alternativa correta:

BORGES, Luís P. C. Reflexões necessárias sobre educação de jovens e adultos: Perspectivas, desafios e possibilidades. Espaço do currículo, v. 2, n. 1, p. 137-155. Março-Setembro/2008.

Alternativas:

a)
Até por volta de 1980, os formuladores de políticas ligadas à educação, planejaram a alfabetização de Adultos, com objetivo de instrumentalizar a população a partir dos rudimentos da leitura e da escrita.

b)
As campanhas CEAA, CNER e CNEA foram criadas em 1963 e perduram até os dias atuais.

c)
As campanhas CEAA, CNER e CNEA foram criadas em 1983 e perduram até os dias atuais.

d)
Paulo Freire partia do princípio de que a educação deveria ser considerada um ato político; servindo para alcançar a politização e criticidade.

e)
A Fundação Educar foi criada em 1990 com o objetivo de proporcionar diferentes experiências vinculadas à Educação de Jovens e Adultos.

Respostas

respondido por: Fominhapo
12

II) causa da situação econômica, social e cultural do Brasil. (seria de dificuldade econômica?)

IV) algo que colocava o país em situação de inferioridade cultural.

Resposta: Alternativa a)

respondido por: flavinhap8
0

Resposta:

letra e

Explicação:

Perguntas similares