Respostas
Sócrates sofreu, predominantemente, perseguição política. Não descarto que tenha, também, sido vítima de preconceito: contra aqueles que pensam, que articulam seu raciocínio, que buscam a verdade das questões em proveito de interesses coletivos e, não, dos interesses particulares.
A história de Sócrates ( ou do personagem platônico Sócrates) é em muito similar a de Jesus Cristo e, aconteceu muito antes deste - o que é curioso. Bom, é similar a todos os que foram e são injustamente condenados.
Pensemos sobre o que ocorre em nossos dias.
Quantos são os coerentes, os de boa vontade que, atrapalhados pelos de má fé, que "arquitetam" falsos argumentos - com o emprego da midia - passam a ser vistos (os de boa vontade) como desprovidos de credibilidade? Ou são isolados e condenados ao silêncio?
Isso gera em nós dúvidas. Não sabemos mais discernir onde e com quem está a verdade a qual sou forçada a registrar assim: " verdade ". Isso é muito triste. Faz-nos crer que os Sofistas, naquilo que há de negativo neles, venceram o jogo (que não coloco aqui entre aspas, afinal, vive-se um jogo mesmo, infelizmente).
Mara Siqueira.