Respostas
Nicho ecológico é a função que o animal desempenha no ambiente, ou seja, o conjunto de condições e recursos que permitem a uma espécie sobreviver no ambiente.
O nicho ecológico pode ser dividido em dois tipos:
Nicho Ecológico Fundamental: considera o conjunto das condições e de recursos que permitem a manutenção de uma população viável, na ausência de outras espécies.
Nicho Ecológico Realizado: considera os mesmos fatores, mas na presença de competidores e predadores.
Exemplos:
Leão
Habitat: O leão vive nas savanas africanas.
Nicho: O leão é um animal predador que alimenta-se de zebra, antílope ou búfalo. Os leões competem com animais como as hienas, os guepardos e os cachorros-selvagens.
Na época do acasalamento, o macho dominante procura uma fêmea e se reproduz transmitindo suas características aos descendentes. Algumas leoas cuidam de seus filhotes e de outros, enquanto outras vão à caça. O leão precisa proteger o seu bando de outros grupos de leões
Onça-Pintada
Habitat: A onça-pintada vive em florestas da América do Norte, Central e Sul.
Nicho: A onça-pintada é um animal de hábito noturno. É um animal carnívoro e alimenta-se de veados, capivaras, macacos, antas, tatus, tamanduás, jacarés, cobras, peixes, porco-selvagem e diversas aves.
São animais territorialistas, demarcando seu território com urina, excrementos e marcas de garras, sobretudo, nas árvores.