Respostas
A ginástica artística é aquela em que o praticante usa o plinto, a trave, as argolas e outros equipamentos para exercitar movimentos acrobáticos. É uma modalidade mista, porém existem diferenças entre os equipamentos usados para homens e para mulheres (p. ex.: mulheres nunca se exercitam nas argolas). Força física e equilíbrio são as principais qualidades a atingir pelo ginasta nesta modalidade. Este desporto é considerado um dos mais perigosos pois não são raras as graves lesões, quedas ou ferimentos.
Na ginástica acrobática temos a combinação entre o base e o volante. O volante fica em cima do base. Deve demonstrar movimentos acrobáticos tais como as piruetas equilibrando-se no base. É uma modalidade mista. Esta modalidade exige equilíbrio, agilidade e muita força física.
Ginástica rítmica combina ballet, dança e ginástica acrobática e é considerada a modalidade olímpica mais graciosa. Nesta modalidade, exclusivamente feminina, usam-se 5 aparelhos: fita, corda, bola, massas e arco. A flexibilidade, a coordenação e a graciosidade são as principais características de uma ginasta rítmica.
A Ginástica aeróbica é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora.
A ginástica artística é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade.
A ginástica rítmica, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva, é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de ballet e dança teatral.