• Matéria: Saúde
  • Autor: fabianapodologiavr
  • Perguntado 7 anos atrás

Em meados dos anos 1500, a saúde retratava a brutalidade imposta pela colonização portuguesa: abandono social do homem livre, extermínio de bandeirantes e civilizações indígenas, escravidão dos negros africanos, os quais viviam em senzalas, sob tortura e sem condições mínimas de higiene. Brescansin, Alexandra Yatsuda Fernandes. Matemática para Economista I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. ​Nessa época, praticava-se uma medicina de exclusão, pois as doenças eram vistas, muitas vezes, como castigos divinos pelo pecado do homem, logo, eram adotadas estratégias de controle para doenças pestilenciais, como por exemplo a lepra e a varíola. Diante desse contexto, assinale a alternativa que indica corretamente a estratégia praticada na época para o controle das enfermidades contagiantes. Alternativas Alternativa 1: O confinamento. Alternativa 2: A eutanásia. Alternativa 3: A vacinação. Alternativa 4: A deportação. Alternativa 5: A extradição.

Respostas

respondido por: Karilag
5

o confinamento: ...''Estratégia de controle adotada nessa

época para as doenças pestilenciais, como lepra e

varíola, era o confinamento, tratando-se, portanto,

de uma medicina de exclusão.''

respondido por: viniciusrm19
5

Alternativa 1: O confinamento.

Em uma época, onde a ignorância a respeito de doenças infecciosas, como as citadas no texto (lepra, varíola, tuberculose) eram comuns nas sociedades, aqueles pacientes que eram acometidos com estas patologias, eram largamente confinados em locais de nenhum acesso.

Dessa forma, acreditava-se que por meio destes métodos, a doença seria "erradicada" com a própria pessoa, negligenciando outras formas de infecção, como o ar, água, alimentos, etc.

Perguntas similares