As engrenagens são equipamentos responsáveis pela transmissão do movimento de rotação entre eixos através dos seus dentes. A relação de transmissão entre engrenagens ocorre sempre em par, de modo que a engrenagem que passa o movimento de rotação é denominada engrenagem motora e a engrenagem que recebe o movimento e repassa ao eixo que está fixada é denominada de engrenagem movida e assim tem-se a relação de transmissão, que é então a razão entre a rotação na engrenagem motora e a movida.
COLLINS, J.A. Projeto Mecânico de Elementos de Máquinas: uma perspectiva da falha. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
Analisando a relação de transmissão entre duas engrenagens, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A relação de transmissão entre duas engrenagens é diretamente proporcional ao número de dentes das engrenagens em contato.
( ) A engrenagem acoplada ao eixo que apresenta a fonte de movimento, normalmente ligado a um motor elétrico, é a engrenagem denominada de motora.
( ) Assim como o número de dentes, a razão entre os diâmetros primitivos de engrenagens fornecem a relação de transmissão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
V – V –F.
b.
F – F – V.
c.
V – F – V.
d.
V – V – V. Correto
e.
F – F – F.
Respostas
respondido por:
38
d. V – V – V.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Verdadeira. O número de dentes das engrenagens em contato e a relação de transmissão entre duas engrenagens são diretamente proporcionais.
II – Verdadeira. A engrenagem motora é aquela acoplada ao eixo que possui fonte de movimento, comumente, ligado a um motor elétrico.
III – Verdadeira. A relação de transmissão é fornecida pela razão entre os diâmetros primitivos de engrenagens e o número de dentes.
Bons estudos!
respondido por:
3
Resposta:
LETRA D
Explicação:
V,V,V
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás