Respostas
A Primeira República Brasileira, também conhecida como República Velha (em oposição à República Nova, período posterior, iniciado com o governo de Getúlio Vargas), foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930 que depôs o 13º e último presidente da República Velha Washington Luís. Nesse período o Brasil foi nomeado de Estados Unidos do Brasil, o mesmo nome da constituição de 1891, também promulgada nesse período.[1]
A República Velha é dividida pelos historiadores em dois períodos. O primeiro período, chamado de República da Espada, foi dominado pelos setores mobilizados do Exército apoiados pelos republicanos, e vai da Proclamação da República do Brasil, em 15 de Novembro de 1889, até a posse do primeiro presidente civil, Prudente de Moraes. A República da Espada teve viés mais centralizador do poder, em especial por temores da volta da Monarquia, bem como para evitar uma possível divisão do Brasil.[2]
O segundo período ficou conhecido como República Oligárquica, e se estende de 1894 até a Revolução de 1930. Caracterizou-se por dar maior poder para as elites regionais, em especial do sul e sudeste do país.[3] As oligarquias dominantes eram as forças políticas republicanas de São Paulo e Minas Gerais, que se revezavam na presidência. Essa hegemonia paulista e mineira denomina-se política do café com leite, em razão da importância econômica da produção de café paulista e de leite mineiro para a economia brasileira da época.
introdução de Goiás:
Goiás, é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a leste da Região Centro-Oeste, tem como limites os estados do Tocantins a norte, Bahia a nordeste, Mato Grosso a oeste, Mato Grosso do Sul sudoeste, Minas Gerais a leste e a sul (limite descontínuo) e com o Distrito Federal a leste, ocupa uma área de 340.086 km². Sua capital é a cidade de Goiânia e seu atual governador é Alcides Rodrigues.
Com quase 6 milhões de habitantes é o estado mais populoso do Centro-Oeste, é também o estado mais central do Brasil sendo considerado o "coração geográfico". É dividido em 5 mesorregiões, 18 microrregiões e 246 municípios. A economia goiana é baseada no agronegócio, mas também existem pólos industriais em Anápolis, Catalão, Rio Verde, além de Goiânia.
A cultura goiana é muito conhecida nacionalmente, principalmente através da música, em especial a música sertaneja. Goiás é considerado pelos críticos musicais como o "seleiro" da música sertaneja no Brasil.