Por que no século XVIII a produção de máquinas e de mercadorias passou por muitas inovaçoes e, com isso imprimir-se um novo ritmos produção
Respostas
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA (SÉCULO XVIII): A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Marcos Emílio Ekman Faber
Revolução Industrial foi um processo acelerado de substituição da produção manual pela produção mecânica. Até meados do século XVIII, a produção de bens industriais era exclusivamente manufatureira, ou seja, uma indústria cuja produção era predominantemente manual. A partir do surgimento de maquinários, que aceleravam a produção, nasceu a Revolução Industrial.
A utilização de máquinas na produção industrial iniciou por volta de 1750, com a utilização da lançadeira volante para tear, criada por John Kay em 1733. Essa máquina ampliou consideravelmente a velocidade da produção. Apesar de produzir em quantidade maior do que a manufatura, essa máquina ainda precisava de trabalhadores capazes de operá-la.
Em 1740, Benjamin Huntsman, inventou o cadinho (também conhecido comocrisol) um recipiente resistente a altas temperaturas e que, portanto, era perfeito para a fundição do aço. A fundição de aço possibilitou a fabricação, em grandes quantidades, de peças em metal que pudessem equipar outras máquinas.
Assim, James Hargreaves, em 1764, inventou a spinning jenny, uma máquina de fiar extremamente veloz. Um ano depois, James Watt aperfeiçoou a máquina a vapor (que originalmente havia sido inventada por Thomas Newcomen, em 1712, com o propósito de drenar água de minas de carvão). A máquina a vapor de Watt permitiu a criação de maquinários maiores e mais potentes, que necessitavam de um número menor de operários.
Entre 1768 e 1800, uma série de inventos possibilitou o nascimento de uma potente indústria têxtil (tecidos) na Inglaterra. Indústria esta, que tornou a Grã-Bretanha a maior potência mundial da época conhecida como “oficina do mundo” e “senhora dos mares”. “Oficina do mundo”, pois produzia bens de consumo industriais para todo o globo terrestre e “senhora dos mares” por controlar o comércio marítimo mundial.
Em 1808, Richard Trevithick criou a primeira locomotiva a vapor, este invento revolucionou os transportes de cargas. A partir daí, o preço do transporte despencaria, pois os trens possibilitavam o transporte de grandes cargas em uma velocidade consideravelmente mais alta do que a praticada até então.