Sem leitura não se formam cidadãos
A solução para melhorar a leitura de crianças é preparar adultos, que estejam disponíveis, para serem mediadores de leitura. Na China, há um grupo de colégios nos quais todo o ensino é estruturado a partir da leitura de livros de literatura. No México, escolas possuem voluntários que leem livros para os alunos nos intervalos do lanche e do almoço.
Como tornar essa meta viável em um país do porte do Brasil? Desde 1997, a distribuição de acervos às escolas cumpre de forma tímida sua função de inserir os alunos na cultura letrada. Criaram-se espaços de práticas de transmissão de narrativas e programas de formação de professores mediadores. Contudo, falta pensar em bibliotecas públicas comunitárias com funcionários qualificados.
Em qual destas passagens há uma opinião do autor do texto?
A)
“Na China, há um grupo de colégios nos quais todo o ensino é estruturado a partir da leitura de livros de literatura.”
B)
“No México, escolas possuem voluntários que leem livros para os alunos nos intervalos do lanche e do almoço.”
C)
“Desde 1997, a distribuição de acervos às escolas cumpre de forma tímida sua função de inserir os alunos na cultura letrada.”
D)
“Criaram-se espaços de práticas de transmissão de narrativas e programas de formação de professores mediadores.”
Respostas
respondido por:
8
Letra C, “Desde 1997, a distribuição de acervos às escolas cumpre de forma tímida sua função de inserir os alunos na cultura letrada.”
respondido por:
6
Alternativa C: a passagem do texto na qual há uma opinião do autor do texto trata-se do trecho "Desde 1997, a distribuição de acervos às escolas cumpre de forma tímida sua função de inserir os alunos na cultura letrada".
Ao apontar que os acervos das escolas cumprem de maneira "tímida" a sua função, logo o autor está a expressar o seu ponto de vista sobre tais acervos, deixando claro que seria preciso fazer muito mais para que os alunos fossem inseridos na cultura letrada.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás