Respostas
A mitologia chinesa é o conjunto de histórias, lendas e ritos da China passados de geração para geração de forma oral ou escrita. Há diversos temas na mitologia chinesa, incluindo mitos envolvendo a fundação da cultura chinesa e do Estado chinês.Os historiadores supõem que a mitologia chinesa tem início por volta de 1100 a.C. Os mitos e lendas foram passados de forma oral durante aproximadamente mil anos antes de serem escritos os seus primeiros livros como o Shui Jing Zhu e o Shan Hai Jing. Outros mitos continuaram a ser passados através de tradições orais tais como o teatro e canções, antes de serem escritos em livros como o Fengshen Yanyi.
A mitologia chinesa foi criada pelaconjugação de diversos elementos, algunsdos quais com origem em tempos imemoriaise outros provindos das três religiõesmaioritárias na China: o Taoísmo, o Confucionismo eo Budismo. Como adiante sereferirá, uma das lendas sobre a criação domundo (a partir do gigante Pangu) derivouprecisamente da doutrina taoísta, segundoalguns estudiosos.
São várias as hipóteses que a mitologia daChina aponta para a origem do mundo,variando de acordo com os locais e mesmo asetnias.
Uma das origens do mundo, consideradafilosófica, mais do que mitológica, foi o vapor, que formaria os dois princípios do Yine do Yang para criar tudo aquilo que vive,sendo uma segunda a da separação dediferentes
Um dos mitos mais conhecidos refere-se aofacto de o corpo quase sem vida de umgigante chamado Pangu ter originado osseres humanos e o mundo: os humanosnasceram dos parasitas do seu corpo, os seusfluidos corporais originaram os rios e a chuva,os seus membros as montanhas, a suarespiração as nuvens e o vento, o Sol ea Lua advieram dos olhos, os seus pelos geraram a vegetação, a voz os trovões e os cabelos asestrelas. Diz-se ainda que o mundo e tudo o que ele contém poderá igualmente tersurgido a partir das 70 transformações porque passou a deusa Nugua. Esta terá criadoos humanos em barro, dando posteriormentevida às figuras; contudo, estas foramhierarquicamente separadas em nobreza(argila amarela, cor
dos seres superiores) e povo.
Houve também um dilúvio, com quatroversões. Uma delas e a mais difundida contacomo o herói Yu comandou as águas com o poder da sua inteligência, às suas virtudes e à potência física, apesar de contar com a ajudada tartaruga, dos dragões da água e deoutros seres sobrenaturais. Yu tornou-se o fundador da mítica dinastia Hia depois deseparar o mundo em nove regiões.
Os deuses chineses organizam-se em tornode um supremo, o Augusto Jade; osseguintes em importância são os Bodisatvas,imortais, sendo os restantes divindadessecundárias que estão sujeitas à vontade dodeus supremo e à morte (renascendo sob a forma humana).