• Matéria: Psicologia
  • Autor: rmccroger
  • Perguntado 9 anos atrás

Uma paciente de 42 anos de idade chegou à unidade de pronto-socorro (PS) apresentando febre, há dois dias, com temperaturas em torno de 39,5°C como sintoma inicial, seguida de mialgia, artralgia, dor retro-orbitária e letargia. A paciente relatou que, pela manhã, percebeu discreto sangramento gengival ao escovar os dentes, com persistência da febre, apesar do uso de dipirona por conta própria, seguida de náuseas e episódios de vômito. No exame físico, o enfermeiro detectou dor abdominal intensa com hepatomegalia e resultado positivo na prova do laço, evidenciado por presença de mais de 20 petéquias no braço em área correspondente a um quadro de 2,5 cm de lado. Após avaliação do enfermeiro, foi solicitado exame de hemograma com contagem de plaquetas, o qual apresentou os resultados listados a seguir.

Diante do quadro clínico descrito e do diagnóstico de dengue hemorrágica confirmado, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Justifique a sintomatologia com base no quadro clínico e nos resultados dos exames.

Respostas

respondido por: Anônimo
12
o sangramento gengival ocorre por conta da baixa das plaquetas onde há um defeito de coagulação.a prova do laço confirma o diagnóstico pois como sendo adulto exige que tenha mais de 20 petéquias e é exatamente o que vemos nesse caso.a lerdeza(letargia) e dor muscular(mialgia) é devido a destruição de hemácias pois se trata de dengue hemorrágica levando a esse estado.a hepatomegalia é devido o figado está trabalhando demasiadamente pois ele é o produtor dos fatores de coagulação,pode ser devido também a  o excesso de hemácias sequestradas.

rmccroger: Eritrócitos 2,55 milhões /mm3 4,3 a 5,7 milhões/mm3 Homem
3,9 a 5,0 milhões/mm3 Mulher Hemoglobina 10,3 g/dL 13,0 a 17,5 g/dL Homem
12,0 a 15,0 g/dL Mulher Hematócritos 55% 38,0 a 50,0% Homem
35,0 a 44,0% Mulher Leucócitos 2 000/mm3 4 000 a 11 000/mm3 Linfócitos atípicos Presentes 0/ausentes Plaquetas 45 000 mm3 140 000 a 400 000 mm3 estes é o gráfico do quadro clinico apresentado nessa questão, altera alguma coisa na sua avaliação?
Anônimo: não, tudo serve para confirmar ainda mais,pois os valores encontram-se extremamente baixos como o de eritrócitos em relação aos valores de referência.o paciente está num estado extremamente grave,podendo levar à òbito do mesmo a qualquer momento se não reverter a situação.
rmccroger: Muito obrigado amigo :D
Anônimo: :D por nada amigo.qualquer duvida estou aqui para responder.
Perguntas similares