m um silogismo categórico, os enunciados podem se apresentar em quatro formas, que são identificadas com as vogais A, E, I e O. A vogal A é associada com afirmações universais, a vogal E com negações universais, a vogal I com afirmações particulares e a vogal O com negações particulares. Considere os enunciados "Nenhum homem gentil é ganancioso" e "Todos os economistas são gentis". Esses enunciados são, respectivamente: Selecione uma alternativa: a) afirmação universal e negação universal. b) negação particular e negação universal. c) negação universal e afirmação universal. d) afirmação particular e negação particular. e) afirmação universal e afirmação universal.
Respostas
Resposta:
Alternativa C: negação universal e afirmação universal.
Explicação passo-a-passo:
Esta questão está relacionada com raciocínio lógico. Nesse sentido, temos dois tipos de sentença: afirmação e negação. Ainda, podemos dividi-las em duas categorias: particular e universal.
A afirmação se diferencia da negação pelo fato de afirmar determinado assunto, ao invés de negar. Em relação ao particular e universal, as frases particulares tratam apenas de algumas pessoas do grupo, enquanto a universal trata de todos do mesmo grupo.
No primeiro caso, temos uma negação universal, deviso ao uso de "nenhum", que caracteriza a negação e a generalidade.
No segundo caso, temos uma afirmação universal, por causa da utilização de "todos". Este termo caracterização a afirmação e a generalidade.
Resposta:
c) negação universal e afirmação universal.
Explicação passo a passo:
Corrigido pelo AVA