Respostas
O mecenato era uma espécie de incentivo e patrocínio concedidos a artistas e homens de letras e que assumiu particular importância na época do renascimento.
Esta proteção dada pelos mais abastados, potenciou a produção praticamente ilimitada de alguns dos maiores artistas do renascimento sobretudo italiano.
O mecenato era a prática europeia, comum do período do Renascimento, por meio da qual uma pessoa ou uma instituição prestava apoio financeiros a artistas e inventores para que tivessem meios de realizar as suas obras.
Os maiores dentre os mecenas individuais eram os burgueses europeus, que haviam atingido grande grau de prosperidade econômica mas que não detinham, ainda, prestígio social, sendo o mecenato uma forma de "comprar status".
O mecenato contribuiu para o desenvolvimento artístico do Renascimento na medida em que permitia que os artistas pudessem viver sem preocupar-se com dificuldades financeiras, mantendo pagas as contas de suas oficinais. Grandes obras, como a Mona Lisa e a Criação de Adão foram possibilitadas devido à instituição do mecenato
Mais sobre os mecenas em:
https://brainly.com.br/tarefa/285936