(Uenp 2011) "A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem e consolidam a partir de estruturas, agentes e processos que lhes dão forma histórica concreta. Os países e regiões da América Latina moldaram, desde os tempos coloniais até nossos dias, expressões desses fenômenos sociais que, embora apresentem as peculiaridades próprias de cada contexto histórico e geográfico, compartilham um traço em comum: altíssimos níveis de pobreza e desigualdade que condicionam a vida política, econômica, social e cultural. O conceito de construção é praticamente similar ao de produção, sendo utilizado aqui para enfatizar que a pobreza é o resultado da ação concreta de agentes e processos que atuam em contextos estruturais históricos de longo prazo. "
(Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Antonio David Cattani, Alberto D.
Cimadamore (orgs.) ; tradução: Ernani Ssó. — Porto Alegre :
Respostas
Correta: e) A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem na história e por isso são absolutamente reversíveis.
As demais opções são.
a) A pobreza sempre existiu e é da natureza das sociedades organizadas que ela ocorra.
b) A pobreza não pode ser considerada característica presente em toda a América Latina.
c) A desigualdade social não condiciona a vida política, econômica, social ou cultural.
d) A pobreza não pode ser considerada fruto da desigualdade.
e) A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem na história e por isso são absolutamente reversíveis.
Sempre discutimos acerca das desigualdades sociais no mundo, e sabemos que são muitas as desigualdades. Países intensamente explorados tendem a serem mais complicados e difíceis de conseguir recuperar, porém não de maneira impossível.
A pobreza foi sendo criada ao longo de diversos anos, e como construção de ideia é possível de revertermos os problemas. A ideia também pode levar diversos anos, mas contudo, ela pode e deve ser aplicada para diminuir as desigualdades.
Resposta:
Alternativa correta letra E) A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem na história e por isso são absolutamente reversíveis.