• Matéria: Biologia
  • Autor: lucineia144
  • Perguntado 7 anos atrás

Pedro é um professor de Ciências, que está apresentando a sua turma a estrutura do corpo humano, em específico o sistema esquelético e sua relação com os demais sistemas como o muscular e o nervoso, atendendo aos objetivos do conhecimento da unidade temática: vida e evolução, previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 6º ano. Ao longo de sua aula, um dos alunos questiona a seguinte passagem presente no material didático: "A criança apresenta um total de 350 ossos, mas o individuo adulto tem este numero reduzido para 206". Elaborado pelo professor, 2019. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a alternativa que corresponde a resposta adequada a ser dada por Pedro.
Alternativas
Alternativa 1: "A única justificativa cientificamente existente para essa redução no número de ossos, consiste na fusão de ossos que ocorre nos ossos do quadril". Alternativa 2: "Essa afirmação está incorreta pois o número de osso não pode variar ao longo da vida do indivíduo, nem sofrer influência do critério de contagem que foi adotado".
Alternativa 3: "Esse número é variável e reduz ao individuo atingir a fase adulta exclusivamente por conta de características individuais como o número de dedos e costelas".
Alternativa 4: "Essa redução no número de ossos ocorre em função de procedimentos médicos que serão realizados até a fase adulta, como por exemplo, para a correção de fraturas".
Alternativa 5: "O que ocasiona essa diminuição do número de ossos corresponde a uma fusão de vários ossos do corpo, como por exemplo, no osso frontal, no sacro e nos ossos do quadril. Esse número pode variar também de acordo com características individuais como no caso de pessoas que tem um dedo ou uma costela a mais".

Respostas

respondido por: vchinchilla22
2

A alternativa que corresponde a resposta adequada a ser dada por Pedro é: Alternativa 5

Quando nascemos, temos mais de 350 ossos, mas ao longo do tempo, à medida que envelhecemos, alguns deles fazem uma fusão com outros ossos, especialmente na coluna e no crânio. Desta forma, no final da nossa vida adulta, o nosso esqueleto foi reduzido para  206 peças ósseas.

Durante a infância, uma parte dos ossos cresce dividida em "pedaços", separadamente. Por exemplo, o crânio de um bebê é composto de 29 ossos que estão gradualmente sendo soldados juntos.

Isso acontece até os 20 ou 25 anos, idade em que todos os ossos já estão formados de forma definitiva. É neste momento que você pode contar todos os ossos do corpo, porque eles não vão mais variar.

Perguntas similares