Respostas
Ponto material é um conceito que a gente usa em física quando está estudando um corpo e as dimensões dele não interessam naquele momento.
Então, você faz uma simplificação e chama aquele corpo de ponto, porque um ponto não tem dimensões (como comprimento, largura e altura).
Quer um exemplo?
A Terra. Todo mundo sabe que a Terra NÃO é um ponto. E dependendo do tipo de problema que você estiver estudando, você tem que levar em consideração as suas dimensões. Certo?
Se eu estiver estudando as marés, por exemplo. Para entendê-las eu tenho que considerar a forma e o tamanho da Terra. Saber que ela tem uma parte que está mais perto da Lua e outra que está mais longe. A lua puxa com mais força quem está mais perto e com menos força quem está mais longe. Neste caso, eu não posso considerar a Terra um ponto material e sim um corpo extenso.
Outro exemplo é o GPS. Para poder saber exatamente onde você está, na superfície da Terra, o GPS tem que conhecer em detalhes a sua geometria, seus altos e baixos. Não pode considerar, em seus cálculos, a Terra como sendo um ponto material. Neste caso, é um corpo extenso.
Mas... se eu estiver estudando, por exemplo, a trajetória da Terra ao redor do Sol, a estória é completamente outra. As distâncias envolvidas são enormes! A Terra, perto do Sol, é uma formiguinha. Interessa (faz alguma diferença?) saber que existe um monte Everest ou que 3/4 do planeta estão cobertos de água, na hora de calcular a órbita da Terra ao redor do Sol?
A resposta é NÃOOOOOOOOOOOOOOO!
Neste caso, as dimensões da Terra não importam. Suas dimensões, neste caso, são desprezíveis. A gente não precisa delas para fazer as contas que interessam. Por isso ela é considerada, neste caso, um "ponto material".
Eu não chamo apenas de ponto, para diferenciar dos outros tipos de ponto, como o ponto de interrogação, o ponto de exclamação, o ponto final e o ponto da geometria, que é, este sim, uma abstração, imaterial.
Entendeu? ;-)
Espero ter ajudado!
Abração.
:-)
/* THE END */