Respostas
O que é Sociologia: Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas.
Direitos humanos: Formulada pela primeira vez no contexto das guerras religiosas do século XVII, Dito de modo simples, acreditar em direitos humanos significa acreditar que todo ser humano, simplesmente pelo fato de ser uma pessoa, possui certos direitos, certas prerrogativas básicas que não lhe podem ser negadas de modo nenhum, independentemente de sua cor, raça, cultura, posição social, religião,etc.
Direitos civis, políticos e sociais: Os direitos civis são aqueles que visam preservar a integridade do indivíduo diante dos outros, garantindo a sua autonomia e imunidade de qualquer coação externa – é o caso dos direitos à vida, à propriedade privada e à liberdade de expressão. Os direitos políticos são aqueles que visam permitir a participação política do indivíduo, seu poder de tomar parte na administração pública
Cidadania : Diferente do simples habitante, que é apenas o sujeito parte da população de um país, o cidadão é aquele que é parte de uma comunidade política, ou seja, que possui direitos políticos, que tem capacidade de influenciar nos rumos do Estado. Nesse sentido, no Brasil atual.
Democracia direta: para compreender a democracia, é preciso saber que ela teve diversos modelos ao longo da história. Hoje, nós vivemos uma democracia representativa ou indireta, um modelo no qual os cidadãos não determinam diretamente, por si mesmos, os rumos do Estado, mas sim através da eleição de representantes, como deputados ou senadores. O modelo de democracia onde o povo escolhe por si mesmo, sem intermediários, como o Estado irá funcionar é chamado de democracia direta ou participativa. Este modelo vigorou na Grécia Antiga e muitos defendem-no na atualidade.
Cultura : cultura é o conjunto de todos os elementos da vida humana que não são naturais.
Estratificação social : toda sociedade humana é um organismo complexo. mais diferentes pessoas ocupando os mais diferentes papéis e posições sociais. Essa hierarquia social, essa divisão da sociedade em estratos – ou seja, em grupos sociais com status diferenciado – é chamada de estratificação social.
Movimentos sociais : em sociedades democráticas, especialmente naquelas marcadas por grande diversidade, é natural a formação de grupos sociais organizados que têm como objetivo pressionar o Estado para a realização de certas demandas específicas. Exemplos de movimentos sociais o movimento negro, os coletivos feministas, os grupos LGBT, as associações pró-vida, etc.
O poder segundo Foucault : é mais importante não é apenas saber conceitos genéricos, tais como democracia, mas sim compreender como eles são utilizados por autores específicos. É o caso da noção de poder em Michel Foucault. Para ele, o poder não é apenas um aspecto da vida do homem, mas a base inevitável de todas as relações humanas. Todas as relações humanas são relações de poder.
As virtudes segundo Aristóteles : em nosso dia a dia, frequentemente julgamos as pessoas por seu comportamento e, quando reconhecemos nelas atitudes positivas, as elogiamos. Esses hábitos bons, tais como a coragem, a justiça e sinceridade, são chamados de virtudes.
A teoria do bom selvagem de Rousseau : indo na direção contrária a de Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau elaborou uma perspectiva bastante diferente sobre o problema da violência.