A palavra “meme” provém do grego “mimesis” e significa imitação ou cópia. Utilizado com frequência pelos usuários da internet, o termo faz referência ao fenômeno de "viralização" de uma informação. Recentemente, a imagem de um bilhete escrito por Gabriel Lucca, de cinco anos, alcançou grande popularidade nas redes sociais atingindo o status de “meme”. No bilhete, ele tenta enganar a própria mãe fingindo ser a professora de sua turma. Observe as imagens abaixo:
IMAGEM I
"Senhores paes. Amanhã não vai ter aula porque pode ser feriado. Assinado: Tia Paulinha. É verdade esse bilete."
Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2019.
IMAGEM II
Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2019.
Não seria possível entender a brincadeira proposta pelas imagens acima sem conhecimento prévio acerca do bilhete de Grabriel Lucca e do enredo da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o conhecimento essencial para que o leitor possa compreender as imagens acima expostas e seus respectivos textos.
Anexos:
Respostas
respondido por:
3
Sobre a palavra "meme", proveniente do grego "mimeses", podemos afirmar que os bilhetes escritos por Gabriel Lucca, o conhecimento essencial para que o leitor possa compreender as imagens trata-se da leitura prévia, possibilitando compreender a Intertextualidade.
Intertextualidade é a relação existente entre textos, que no caso do bilhete falso, é uma clara "adulteração" dos bilhetes comuns escritos por professores, e no caso do bilhete sobre Dom Casmurro, compreendemos que é preciso ter conhecimento da obra para saber que Bentinho sempre viveu com o medo de ter sido traído por Capito, e esse era o grande mistério da obra.
Só é possível compreender ambos os bilhetes se o sujeito compreender a intertextualidade contida neles.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás