Os sistemas aerodinâmicos de quebra ventos são uma técnica importante para o controle do microclima e propiciam uma melhoria nas condições ambientais e embelezam a paisagem (LEAL, 1986). O tipo e altura da vegetação utilizada em um local, tem efeito direto na velocidade do vento (Figura 2) e por isso, sua direção e intensidade são fatores a serem considerados no momento da elaboração do projeto paisagístico, em função do terreno onde será implantado o jardim.
Vento
Figura 2. Zonas de redução da velocidade do vento, escala vertical exagerada (Adaptado de Leal, 1986).
Analisando a Figura 2 e considerando seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Em locais aberto, como parques, a vegetação pode ser utilizada como quebra vento, impedindo que o mesmo chegue ao local.
b.
Nos projetos paisagísticos, a vegetação tem função apenas de beleza, não contribuindo para o controle da intensidade e direção do vento.
c.
A vegetação impede a ação do vento e por isso não deve ser utilizada em locais fechados e onde há muitas construções.
d.
Observa-se na Figura 2 que houve um aumento da velocidade do vento em 25-50%, em até 8 vezes a altura da vegetação. Incorreto
e.
Utilizar plantas em diferentes estratos, favorece a diversidade da vegetação, assim como promove a diminuição da intensidade do vento.
Respostas
respondido por:
50
e.
Utilizar plantas em diferentes estratos, favorece a diversidade da vegetação, assim como promove a diminuição da intensidade do vento. Correto
quelalves2006:
Correto
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás