de acordo com considerações do texto “década internacional de afrodescendentes 2015-2024”, esse período foi proclamado pela organização das nações unidas (onu), devido à necessidade de promover o respeito, proteção e cumprimento dos direitos humanos, econômicos, sociais, civis, políticos e culturais e liberdades fundamentais das pessoas afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade. constantino, cristina herold; malentachi, débora azevedo. coletânea formação sociocultural e ética: ética e sociedade. maringá-pr: unicesumar, 2019. a partir dessas ponderações, avalie as afirmações a seguir como verdadeira (v) ou falsa (f): i. um dos principais objetivos da década internacional de afrodescendentes é fortalecer a implementação de políticas, programas e projetos de ação afirmativa para combater o racismo, o preconceito e a discriminação, tanto que o período recebeu a denominação: “pessoas afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. ii. as pessoas que descendem de africanos, no brasil, se autodeclaram pretas ou pardas, também denominadas de pessoas negras, vivem e convivem ainda hoje, com o racismo, continuam sofrendo discriminação em função do legado histórico e criminoso do comércio transatlântico de escravizados. iii. é essencial que a sociedade brasileira faça uma reflexão sobre o papel da educação e os objetivos traçados pela resolução da onu para os afrodescendentes, pois de acordo com dados divulgados pelo departamento intersindical de estatística e estudos socioeconômicos (dieese), a respeito do mercado de trabalho em regiões metropolitanas, a população negra recebe 63,9% do que recebem os não negros. as proposições i, ii e iii, são, respectivamente:
Respostas
I. Considerando o texto “década internacional de afrodescendentes 2015-2024” a ONU visa ações afirmativas para preservar os direitos humanos e valorizar a cultura dos afrodescendentes. VERDADEIRO!
II. Verdadeiro. As pessoas que descendem de africanos, no Brasil continuam a vivenciar o preconceito e discriminação em detrimento de suas raízes históricas.
III. Verdadeiro. A média do que os estudos socioeconômicos é que cerca de 67% dos empregados são negros, isto é, que se auto-declaram negro ou pardos, sendo que também há o dado sobre o valor de 63,9% citado no enunciado,
É normal esses números sofrerem variações de acordo com o período e o instituto de pesquisas, mas estão na mesma faixa, o que valida a questão.
I, II e III são verdadeiros.
Abraços!
uma reflexão sobre o papel da educação e os objetivos
traçados pela resolução da ONU. De acordo com dados
divulgados pelo Dieese em 2012, a respeito do mercado
de trabalho em regiões metropolitanas, a população
negra recebe 63,9%"
Todas estão corretas, contudo, o item III diz:
É essencial que a sociedade brasileira faça uma reflexão sobre o papel da educação e os objetivos traçados pela resolução da ONU para os afrodescendentes, pois de acordo com dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a respeito do mercado de trabalho em regiões metropolitanas, a população negra recebe 63,9% do que recebem os não negros.
Pesquisando a página 18, do material disponibilizado, percebi que o texto está na íntegra, ademais, vejam como ele continua: ... Na indústria da região metropolitana de São Paulo, por exemplo, o rendimento médio, por hora, de um trabalhador negro, com Ensino Superior, era de R$ 17,39. O de um não negro era de R$ 29,03. O que representa 59,9%, demonstrando que o aumento da escolaridade...
Portanto,
Alternativa correta:
1) V,V,V
Espero ter ajudado!