Respostas
Quem não precisa declarar imposto de renda ou usa o modelo simplificado acaba optando por esta modalidade de previdência privada. Isso se explica pois os valores aportados não podem ser deduzidos da declaração até o limite de 12% do rendimento bruto. Ao contrário do que ocorre com o plano PGBL.
Além de saber o que é VGBL, é importante conhecer seu diferencial. O grande diferencial desse tipo de previdência privada está na tributação que ocorre quando o cliente realiza o resgate do dinheiro. Ou até na própria renda mensal. Isso depende da escolha realizada na contratação do plano.
No VGBL o imposto de renda tem incidência apenas sobre a rentabilidade acumulada, o chamado ganho de capital. E não em todo o valor resgatado ou na quantia recebida.
Os planos de previdência privada muitas vezes são recomendados para aqueles que pretendem efetuar os resgates a longo prazo, utilizando o dinheiro, muitas vezes, como um complemento da aposentadoria. Porém, as retiradas podem ser feitas em pouco tempo. Mas é válido lembrar que o ideal é que o valor aplicado fique pelo máximo de tempo possível.
A tabela de tributação segue um parâmetro regressivo. Oferecendo mais vantagens, como foi dito, para o cliente que deixa o dinheiro investido por mais tempo. Nesse caso, a tabela traz índices que vão reduzindo gradativamente com o passar dos anos.
Isso pode ser conferido com clareza no valor das alíquotas de imposto de renda. O valor pode chegar à casa dos 35% quando o resgate ocorre em até dois anos.
Mas se o valor for aplicado por dez anos, por exemplo, a alíquota poderá atingir o percentual de 10%, que incide sobre a rentabilidade do VGBL.
Por isso é bom fugir da tabela progressiva que se apresenta diante de investidores que têm a intenção de aplicar o dinheiro por breves períodos.
espero ter ajudado