Leia o texto:
O apelo à identidade nacional e a supostos interesses nacionais, ou seja, o nacionalismo, foi um elemento central na época para transformar a participação política em psicose de massa.
Agora responda:
a)Considerando o que você estudou sobre os anos que precederam a Primeira Guerra, o que o autor descreve como “psicose de massa”?
b) Qual foi a influência do nacionalismo na eclosão da Primeira Guerra?
Respostas
A - A "psicose de massa" na Primeira Guerra foi o sentimento bélico anterior e da primeira fase da guerra, quando as populações viam o conflito como um "dever patriótico" de defender o seu modo de vida contra o das outras civilizações.
B - O Nacionalismo foi a causa direta do assassinato de Franz Ferdinand - que foi assassinado por um nacionalista sérvio-bósnio - e foi a causa dos combates "aguerridos" do começo da guerra, quando os soldados morriam aos milhares em nome da Pátria.
Resposta:
a) O autor se refere aos nacionalismos, às ações e pensamentos embalados por esse sentimento, que levou as populações de países europeus a se considerar superiores às demais.
b) O nacionalismo exacerbado levou as populações dos países europeus a enxergar na guerra uma maneira de comprovar sua superioridade, derrotando os países considerados inimigos, inferiores. Por isso, apoiavam ações governamentais voltadas à corrida armamentista e às disputas e conflitos.