1-Leonardo da Vinci,o famoso gênio do Renascimento italiano,era grande pintor, engenheiro e cientista,Eunstein revolucionou a Física,mas também gostava de tocar violino.O fisico Heisenberg amava o jogo de xadrez, mistura de logica,arte e combate.A partir disso responda;
A criação artística tem alguma coisa a ver com a criação científica?Uma mente muito racional é incapaz de apreciar a beleza?Uma pessoa artística e sensível é capaz de compreender o raciocínio científico ?Justifique todas as suas respostas.
Respostas
A criação artística tem muita coisa a ver com a criação científica.
Primeiramente, pelo próprio significado de Arte, cuja origem da palavra vem do Sânscrito "capacidade de dominar a matéria, ideia básica, moldar, ajustar", implica uma atividade transformadora realizada pelo homem.
Na acepção latina, "ars" ou "artis" é "maneira de ser ou de agir, habilidade natural ou adquirida, arte, conhecimento técnico tudo que é de indústria humana, ciência, ofício, instrução, conhecimento, saber, profissão, destreza, perícia, habilidade, gênio, talento, qualidades adquiridas.
"Kunst" dos alemães davam ideia de perícia, de habilidade adquirida em paciente exercício e voltada para um fim definido, fosse esse fim estético, ético ou utilitário.
Na definição de Schopenhauer, "É a arte a obra do gênio. Ela reproduz as idéias eternas apreendidas mediante pura contemplação, o essencial e permanente de todos os fenômenos do mundo, e conforme a matéria em que ela reproduz, se constitui em artes plásticas, poesia ou música. Sua única origem é o conhecimento das idéias; seu único objetivo, a comunicação deste conhecimento".
Refletindo então sobre definições de arte e do fazer arte, vemos que esta não se restringe ao racional ou emocional. Podemos ter reflexões, isto é, interpretações diferentes sobre o entendimento de arte, do belo, mas sem dúvida nossas mentes podem captar expressões artísticas e cientificas, com o mesmo interesse e talento.
Bons estudos!