• Matéria: Biologia
  • Autor: Alicia777kemelly
  • Perguntado 7 anos atrás

O melanismo industrial tem sido frequentemente citado como exemplo de seleção natural. Esse fenômeno foi observado em Manchester, na Inglaterra, onde, com a industrialização iniciada em 1850, o ar carregado de fuligem e outros poluentes provocou o desaparecimento dos liquens de cor esbranquiçada q viviam no tronco das árvores. Antes da industrialização, esses liquens permitiam a camuflagem de mariposas da especie ~Biston Betularia~ de cor clara, que eram predominantes. Com o desaparecimento dos liquens e escurecimento dos troncos pela fuligem, as formas escuras das mariposas passaram a predominar.

Como a mudança ocorrida na população de mariposas seria explicada pela teoria de Lamarck?

Respostas

respondido por: vanz
31

Olá.

Bom, a teoria de Lamarck é baseada na adaptação dos seres ao ambiente. Claro que isso não era mudança de segundos ou dias no indivíduo e sim de anos, passada de geração a geração.

No caso da questão essa mudança explicada pela teoria de Lamarck afirmaria que a população clara se adaptou aos troncos escurecidos e por esse motivo sua cor foi alterada com o tempo para uma cor mais escura, ou seja, se adaptou ao tronco, tendo por objetivo dificultar a visão do predador, sendo essa uma forma de sobrevivência.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares