Respostas
Guaxinins são animais de hábitos noturnos, são onívoros. Na primeira cena do filme “Os Sem – Floresta”, vemos que o personagem Rj não é um guaxinim comum ao tentar, sem sucesso, pegar o último pacote de “Queijitos” de uma máquina. Frustrado e com fome, Rj decide roubar a comida de um urso, Vicent, enquanto este hiberna em uma caverna morro acima.
No interior da caverna de Vicent, vemos que a comida estocada por ele não é o que os ursos comuns comem. É uma montanha de salgadinhos, biscoitos, refrigerantes e é exatamente o que Rj procura.
“Pegue só o que precisa” é o que Rj diz a si mesmo, entretanto acaba levando toda a comida do urso. Vicent desperta não muito contente, primeiro porque acordou antes do tempo, e segundo porque percebe que sua comida está sendo roubada. Assustado, Rj acidentalmente derruba a comida morro abaixo, destruindo-a. A ira de Vicent aumenta, mas o guaxinim é bom de lábia e faz um acordo: recuperar tudo em uma semana. Rj vai ao Rancho Camelot, um condomínio que possivelmente tem tudo o que procura.
Na próxima cena somos apresentados a Verne, um réptil; Hammy, o esquilo; Estela, uma gambá; uma família de porcos – espinho; e os sariguês Ozzie e Heather, que são pai e filha, respectivamente. Esse grupo de animais acabou de sair da hibernação e Verne, líder do grupo, decide que o grupo deve coletar ainda mais comida. Rj, que estava passando por ali ouve a conversa e tem uma ideia, usar esse grupo de animais coletores para conseguir a comida de Vicent.
Ao procurar comida os animais encontram um tipo estranho de vegetação, “um tipo de arbusto”. Verne decide ver o que tem do outro lado do arbusto e ao atravessar se assusta, já que no lugar de árvores/vegetação/floresta, há casas carros e “primatas rosados”. Ao voltar, Verne descreve o outro lado como caótico e diz que a metade da floresta sumiu, levando consigo as árvores frutíferas.
Rj estava observando tudo e decide falar com o grupo. Ele diz que o arbusto é apenas uma cerca viva e que não devem temer o outro lado e se propõe a “ajudar” os animais a coletar comida em uma semana. Conveniente, não?
O grupo reluta, mas aceitam quando Rj os oferece “Queijitos”.
O condomínio parece incrível, há comida em todo lugar. Tudo parece perfeito até que uma moradora expulsa os animais de lá, frustrando os planos de Rj.
No dia seguinte, o grupo tenta se alimentar com o que a floresta ainda pode oferecer: cascas de árvore, folhas, gravetos, mas ninguém esta satisfeito. É quando Rj vê mais uma chance para manipular os animais, que aceitam Rj no grupo.
Os animais começam a não só roubar comida (pizza, churrasco, salgadinhos) dos humanos do condomínio, como também objetos (jogos, TV, celular, walkman). Verne é o único que se mantém firme em não participar desse esquema e vê Rj, cada vez mais querido por todos, assumir a liderança.
O grupo aceita Rj na família e o guaxinim se emociona, pois nunca teve uma família antes. A culpa aparece e Rj entra em um dilema e é o enredo principal do filme.
O filme mostra que os animais são tratados como invasores e pragas quando invadem a casa dos humanos a procura de comida, mas na verdade, os humanos que invadem o habitat natural dos animais destruindo a floresta para construir casas. E é exatamente o que o filme tenta mostrar de uma forma educativa, a destruição que o humano deixa e suas consequências.
O filme também trata de temas profundos, como egoísmo, amizade e conflito de interesses. A luta do personagem principal nos faz pensar no conceito de família e como é importante essa união para cada um. O que mais emociona é como o conceito de família é importante para o Rj a ponto de arriscar a sua vida por eles.
A trilha sonora merece destaque, em especial a música “Heist”, que é uma marca do filme. . Todas as músicas incríveis deixam as cenas mais emocionantes, além de se encaixar perfeitamente em cada cena.
Este é um filme que engloba toda a família, não apenas destinados às crianças justamente por tratar de temas que não são usados em outros filmes de animação como a floresta ser devastada, os animais e plantas serem dizimados, a ocupação irregular dos humanos, extermínio de animais, o consumismo, entre outros. O filme retrata todas essas situações sem deixar de ser divertido.
O mais incrível deste filme é os ensinamentos que ele dá, em especial Rj que vai se desenvolvendo ao longo do filme e percebe que o carinho e a atenção do grupo são verdadeiros e muito preciosos, contrapondo o seu pensamento de “família de um só”. E a nós humanos, deve se destacar a importância da preservação do meio ambiente para esses animais continuarem suas vidas e perpetuando a sua espécie.
Se por acaso este filme não fizer parte da sua infância ou da sua vida, assista e curta umas das melhores animações já feitas, com os mais divertidos personagens, melhores músicas, melhores ensinamentos e as mais engraçadas situações.