Na segunda metade do século XX fatos importantes tiveram impactos sobre a agenda da disciplina: o fim da Guerra Fria e a desagregação da União Soviética, a globalização, as disputadas de minorias por territórios dentro das fronteiras nacionais, a expansão e o fortalecimento da democracia representativa etc, paralelamente ao enfraquecimento do Estado Nacional como interlocutor institucional privilegiado nos processos de transformação contemporânea, torna-se as décadas de 1970 e 1980 importantes para a renovação do interesse pela disciplina nos meios acadêmicos mais conceituados. novos suportes teóricos metodológicos, com perspectiva da análise espacial, incorporando nos estudos da geografia eleitoral, e de economia política, de inspiração marxista, contribuíram intelectualmente com esta agenda ampliada. nesse sentido, de acordo com a dicotomia da geografia e os ramos dessa ciência, assinale a alternativa que corresponde ao excerto supracitado:
( ) Geografia Física: geografia política.
( ) Geografia Humana: geografia urbana.
( ) Geografia Humana: geografia política.
( ) Geografia Física: geografia econômica.
( ) Geografia Humana: geografia econômica.
Respostas
respondido por:
3
A primeira parte do texto diz respeito a geografia humana: ela abrange as questões sociais e étnicas, e busca compreender o modo como a ação humana afeta diretamente o ambiente, recriando-o de acordo com as suas necessidades.
A segunda parte diz respeito a geografia política, que busca compreender os fenômenos políticos que determinam ou influenciam uma população. É uma das possibilidades da geografia humana e é uma das áreas da geografia crítica, representando um afastamento da postura tradicional de uma "geografia neutra", que apenas se ocuparia de problemas físicos.
É correta a alternativa C.
respondido por:
1
Resposta:
concordo. c
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás