Fale sobre as cosmogeneses do povo indigena, africano, muçulmano, judeu e hindu.
Me ajudem, por favor, é pra amanhã
Respostas
As narrativas e as explicações sobre o surgimento do mundo ou do Universo denominam-se cosmogênese ou cosmogonia.
Todas as civilizações tem explicações para as origens do universo, da vida e da natureza, através da qual interpretam a realidade e se relacionam com ela.
1. Cosmologia Indígena Brasileira
Tupã, uma divindade superior, criou o universo, os semi-deuses, o homem e outras criaturas povoando a Terra. Criou também o Mundo superior, onde habitam os deuses e os bons, e o Inferior, onde ficam os maus e os seres demoníacos.
Os indígenas têm uma concepção do universo que privilegia a natureza, sua fonte de sustento. O homem é parte integrante, em condições de igualdade, sem privilégio.
2. Cosmologia Africana
A visão da criação pelo povo Iorubá, Olorun é o deus supremo, criador de tudo o que existe é, também conhecido como Olodumaré.
Olorun criou o mundo, todas as águas e terras e todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e animais de todas as cores e tamanhos.
Depois de criar todas as coisas, Olorun ordenou a Oxalá que criasse o homem. Oxalá cria o homem a partir do ferro, madeira, fogo, ar, azeite, vinho, sem conseguir resultados, até que Nanã mergulha no rio e lhe entrega lama.
Oxalá, então, cria o homem e percebe que ele é flexível, capaz de mover os olhos, os braços, as pernas e, então, sopra-lhe a vida.
3. Cosmologia Muçulmana
A base da religião islâmica está no livro chamado Corão ou Alcorão, cujo conteúdo foi revelado por Deus a Maomé.
Deus criou primeiro homem, Adão, e foi partir deste que a raça humana cresceu e se multiplicou, descendendo de Adão e Eva, Adão foi o primeiro profeta de Deus e a oração, a primeira das adorações instituídas por Deus.
Para os muçulmanos, a religião islâmica é o autêntico caminho da vida, não separando a religião da política. A intenção da religião muçulmana é a transmissão de valores espirituais e religiosas baseadas na bondade.
4. Cosmologia Judaica
Os judeus são uns dos povos mais antigos do mundo e o judaísmo uma das mais antigas religiões monoteístas.
Tem no Torá Escrita, na Bíblia Hebraica e no Talmud, a expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com os Filhos de Israel.
A ideia básica do judaísmo é a unicidade absoluta de Deus como criador, onipotente, onisciente, onipresente e que influencia todo o universo.
5. Cosmologia Hindu
A cosmologia hindu ensina que de Brahman, o centro do círculo, o ponto, emana sua vontade de criação, de manutenção e de transformação de tudo que existe.
É desse centro que provém a energia que reveste a sagrada natureza e que nos faz, ao mesmo tempo, humanos e divinos. Somos então, cocriadores, mantenedores e transformadores.
Não se baseia num único livro sagrado, mas em vários escritos, todos de igual relevância, como também nos ensinamentos de vários mestres.
Bons estudos!