Respostas
Só quinze??? 8-)
As moléculas orgânicas têm duas propriedades importantes:
1) todas elas contêm pelo menos um átomo de carbono;
2) costumam ser enormes.
A primeira que me vem à mente é a hemoglobina, que possui um átomo de ferro, e é a responsável pelo transporte do O2 e do CO2 no sangue. Trata-se de uma proteína encontrada nas hemácias, os glóbulos vermelhos.
Aliás, todas as proteínas são moléculas orgânicas hiper-complexas e o corpo humano está cheio delas!
A insulina, enzima produzida pelo pâncreas, é a responsável pelo metabolismo dos açucares.
E por falar em açucar, um deles, que gente tem de montão, é a glicose (C6H12O6), outra molécula orgânica importantíssima. Sintetizados pelas plantas, através da fotossíntese, os açucares são a nossa fonte básica de energia.
Quando a gente faz exame de sangue, uma coisa que os médicos estão sempre controlando, são os níveis de gordura corporal. As gorduras são uma maneira do organismo estocar energia. Mas, quando em excesso, podem produzir problemas graves por entupimento dos vasos sanguíneos.
Duas delas, muito comuns, são o colesterol e os triglicérides.
Da mesma forma que um automóvel, ao queimar gasolina, para liberar a energia de que precisa para se mover, produz substâncias que precisam ser eliminadas (os gases que saem pelo escapamento) as células humanas, ao queimar os açucares e gorduras, no metabolismo celular, produzem substâncias que precisam ser eliminadas. Uma delas é o gás carbônico (CO2) eliminado pela respiração. Outras duas, muito importantes, são a ureia e o ácido lático, ambos filtrados pelos rins e eliminados na urina.
Tem também a adrenalina, o hormônio secretado pelas supra-renais, os hormônios sexuais (testosterona, progesterona e estrógeno) e os neuro-transmissores (acetilcolina, serotonina, noradrenalina, dopamina) que são substâncias produzidas e consumidas no cérebro e que regulam uma infinidade de coisas como o nosso nível de humor, de atenção, o funcionamento da memória, o controle dos movimentos, a sensação de bem-estar, entre outros.
Ôps! a Acho que passei de quinze...
Tá de bom tamanho?
;-)