Respostas
Declínio
O ciclo cafeeiro foi vantajoso para o Brasil devido o País, à época, ter a maior disponibilidade em ofertar o grão e seus derivados para outras nações em todo o planeta, podendo assim ter autonomia no controle dos preços e no estilo de como se portar diante da economia global.
No entanto, a comercialização do café brasileiro era essencialmente dependente do crescimento da população das nações que importavam o grão do Brasil, sobretudo os europeus. De tal modo que a demanda passou a figurar menor que a oferta do café, o que fez com que começasse a cair o preço do grão.
Em 1929, a crise econômica americana, também conhecida como “Grande Depressão”, acabou ainda mais influenciando negativamente na economia do café brasileiro, causando queda nos preços e estoque abundante do produto, o que gerou um blecaute na economia cafeeira do período.
Já a partir de 1930, no governo de Getúlio Vargas, o Estado caminhava para exercer papel importante na economia do País, para evitar que futuras crises mundiais viessem a abalar a economia brasileira