Respostas
O samba é um ritmo que surgiu no século 19, na Bahia, a partir da mistura de variados ritmos africanos, mas foi em 1920 que ele se popularizou e fortaleceu suas raízes no Rio de Janeiro. Apesar de o ritmo inspirar alegria e ser tão contagiante, por ser ligado à cultura negra, o samba era malvisto por muitos na década de 20. Só para se ter uma ideia, durante muito tempo quem fosse visto cantando ou dançando samba corria o risco de sambar atrás das grades. Com o tempo, o samba começou a ser melhor aceito e passou a ser visto como um verdadeiro símbolo da cultura nacional, sobretudo no governo de Getúlio Vargas.
1- As músicas eram utilizadas como armas, porque através dela se denunciava. O povo gosta e ouve música. Elas tinham compromisso com a luta contra a ditadura. Havia compositores que eram muito corajosos e através da música fazia verdadeiras convocações para a luta.
E teve até aqueles que com pinta de maluco, conseguia bater na ditadura,. E´o caso de Raul Seixas.
O Chico com seu jeitinho tímido, nunca se calou.
2-O samba é mais povo, teve compromisso da mudança, do chamado às ruas, através do seu balanço, suas letras. Era um chamado a liberdade. Um enredo carnavalesco, não me lembro a Escola, mas peso ser da Império Serrano, que seu refrão dizia:
Me dá, me dá .
Me dá o que é meu.
Foram 20 anos que alguém comeu.
Quando ela entrou na avenida, foi só emoção. Era o grito que estava preso em nossa garganta.
A Bossa nova, ficou mais entre os intelectuais