QUESTÃO 3
Após o rompimento com Saint-Simon, Auguste Comte busca criar argumentos originais em relação ao seu pensamento social, inclusive fundando a própria física social. Considerando essa ruptura, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O socialismo utópico, conceito fundamentalmente criado por Auguste Comte, foi a base para o desenvolvimento da física social de Saint-Simon.
Alternativa 2:
Saint-Simon desenvolveu importantes argumentos sociológicos, como a ideia de que havia uma solidariedade orgânica entre os humanos.
Alternativa 3:
Um dos motivos do rompimento de Comte com Saint-Simon foi a conhecida forma de que Comte se apropriava dos conceitos de Saint-Simon, um dos precursores da física social.
Alternativa 4:
Diante do desenvolvimento social, Comte considera que existem estágios fundamentais para o desenvolvimento humano, como, por exemplo, a passagem do estágio físico para o social.
Alternativa 5:
Em busca de autonomia de pensamento, Comte traçou um caminho próprio, analisando a sociedade como uma espécie de desenvolvimento histórico, em que a sociedade ocidental estava no pico da cadeia evolutiva.
Respostas
A alternativa 5 está correta.
Para Comte, o positivismo ia de encontro a 3 estados, sendo:
O metafísico;
O empírico;
E por fim, o teológico.
Deste modo, o pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.
Por isso, Comte teve uma grande influência na Sociologia enquanto ciência e no campo de pesquisa,
Resposta:
alternativa 5
Explicação:
o filósofo estabeleceu a Lei dos Três Estados, que descrevia os três estágios de desenvolvimento da humanidade.
Estado teológico: o ser humano, em seus primórdios, necessitava encontrar explicações para os fenômenos naturais. Essas explicações eram fornecidas por narrativas mitológicas e religiosas, pois, ao não conseguirem explicar a natureza, os homens criaram seres sobrenaturais para fundamentarem as suas explicações.
Estado metafísico: esse segundo ponto de desenvolvimento consiste no início da Filosofia. O ser humano já não se contentava mais com as explicações religiosas e passou a formular teorias racionais para conjecturar as possíveis causas dos efeitos observados na natureza. Nesse estágio, ainda há a prevalência do raciocínio sem a observação da própria natureza.
Estado positivo: esse estágio seria o mais desenvolvido da humanidade. O ser humano entendeu que, para encontrar respostas sobre a natureza, ele deveria procurar as explicações na própria natureza. Nesse ponto, haveria o desenvolvimento das ciências e de um modo de pensar o mundo por meio do entendimento desse como algo que está dado fisicamente. O estágio positivo seria marcado pela Física, pela Biologia (ciência que, junto com a Sociologia, seria a mais desenvolvida para Comte) e pela busca incessante do progresso.