• Matéria: História
  • Autor: giovanasantos5797
  • Perguntado 7 anos atrás

O que é o budismo? é uma doutrina religiosa?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

O Budismo é um pensamento de caráter religioso, mas sem uma figura divina, e que é considerado por alguns apenas como uma inclinação filosófica - de modo que se fala em filosofia budista - e não como uma doutrina religiosa. A rigor, contudo, seria incorreto considerar o budismo como qualquer coisa que não uma religião: há no budismo os aspectos necessários que definem uma religião – buscar converter outros para a religião, a adoção de uma doutrina que escapa dos limites da razão e o estabelecimento de um regime de rituais sagrados.

São características principais do Budismo a inexistência da adoração a um deus, a crença na reencarnação, a prática da meditação e a defesa da experiência ascética – ou seja, que se afasta dos prazeres da carne em direção à pureza do espírito.

A origem do budismo foi no século VI depois de Cristo, tendo como seu fundador Siddhartha Gautama, um nobre indiano que estava “destinado” a governar uma região do seu país. Quando jovem, saiu em peregrinação e se deparou com a dura realidade em que viviam os seus súditos, abandonando a vida aristocrática e se dedicando a meditação. Seus seguidores, após a sua ascensão, fundaram uma religião baseada em seus ensinamentos.

O Budismo ensina, entre outras coisas, que há espírito em todas as coisas, que o desejo conduz ao sofrimento e que a existem diversos “níveis” que a alma precisa percorrer antes de chegar a felicidade. Um praticante budista busca, assim, livrar-se dos desejos, respeitar o espírito universal e chegar a um nível superior de iluminação – conhecido como Nirvana.

Existem 4 “escolas” do Budismo, a Nyingma, a Kagyu, a Sakya e a Gelupa. Nyingma é a mais antiga delas, fundada no século VIII, no Tibete, pelo guru Padmasambhava. A Kagyu, por sua vez, é outra escola do budismo tibetano, fundada no século XI. A Sakya, que também surgiu no Tibete, foi fundada no século XII e se baseia numa nova tradução dos princípios budistas em sânscrito. A Gelupa é a mais jovem das quatro, tendo sido fundada no século XVI, e sendo a escola que adotou a tradição dos Dalai Lamas, que seriam reencarnações do próprio Buda.

O Budismo expandiu-se do seu local original, a Índia, por boa parte do continente asiático. Houve adoção da religião budista por parte dos animistas japoneses – causando, inclusive, uma guerra civil – os nômades da Mongólia e mesmo entre os Chineses, tendo as disputas entre o Budismo e as religiões locais causado  atritos teológicos e políticos.

Mais sobre o Budismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/6219410

Anexos:
Perguntas similares