Respostas
Os bairros do Brás e da Lapa no séc. XX tomam contornos diferentes: as casas e fábricas misturam-se criando uma nova paisagem retratando o crescimento da cidade de São Paulo.
Não é possível falar em desenvolvimento industrial sem mencionar a colaboração de imigrantes vindo de toda parte do mundo, tais como os Italianos, que vinham da Europa e eram levados de trem até São Paulo eles ficavam nas indústrias ou iam para as lavouras de café. Com seus terrenos baratos e sujeitos a inundação, Brás e Mooca tornaram-se o principal destino da maioria dos trabalhadores que chegavam à cidade.
Problematização
1) Qual era a vantagem dos imigrantes ao morar próximos das indústrias?
2) Sabemos que as instalações de indústrias atraiu muitas pessoas em busca de empregos melhores. De onde vinham essas pessoas?
Bairro do Brás em 1950.
O processo de industrialização do nosso estado caminhou de modo intenso. Atualmente, mais da metade do valor da produção industrial brasileira é de responsabilidade do estado de São Paulo. As indústrias do Brás ficavam próximas dos trilhos.
Problematização
Podemos ver a movimentação de carros. Porque de tantos carros?
Umas das coisas mais importantes quê aconteceu foi à inauguração da estação da luz. O que isso contribuiu para os trabalhadores?
Pátio das oficinas da Lapa, São Paulo; ao fundo, Pico do Jaraguá, 1936.
Em 1936 nas oficinas da Lapa era onde eles arrumavam os trens, e os trens de carga, onde faziam a revisão deles.
As oficinas são patrimônio industriais ferroviários.
A industrialização foi favorecida também porque os cafeicultores começaram a investir na construção de ferrovias e em fábricas como tecelagem, chapelaria entre outras. Com o transporte ferroviário facilitou entrada e a saida de mercadoria. (Moreni, Straccia).