Antes denominado planejamento familiar, o planejamento reprodutivo trata-se de um tema de extrema importância na saúde feminina, a saúde reprodutiva é definida em pessoas terem uma vida sexual satisfatória e segura, com liberdade e autonomia para decidir se reproduzir. Portanto, conforme a Lei nº 9.263/96, todos devem ter acesso à escolha de métodos anticoncepcionais eficientes, assim como aos serviços de pré-natal, parto e puerpério. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Algumas pessoas confundem controle de natalidade e saúde reprodutiva, pois o primeiro trata da fertilidade e o segundo, trata da contracepção . Mas ambos são a mesma coisa. b. Este programa é composto por ações em conjunto que dizem respeito à fecundidade, sua regulação e controle e é ofertado apenas às mulheres adultas, jovens ou que está iniciando sua vida sexual. c. O planejamento reprodutivo baseia-se no respeito aos direitos sexuais e aos direitos reprodutivos, já a contracepção são oportunidades do governo para facilitar a vida reprodutiva de homens e mulheres. d. É importante que o homem participe pois a maioria das ações com contraceptivos são de responsabilidade da mulher. e. Este planejamento tem suas ações voltadas para o fortalecimento dos direitos reprodutivos e sexuais e da população indígena e se baseiam em ações clínicas, preventivas, educativas, oferta de informações e dos meios, métodos e técnicas para regulação da fecundidade.
Respostas
É importante que o homem participe pois a maioria das ações com contraceptivos são de responsabilidade da mulher.
Quanto ao Programa de Planejamento Reprodutivo, é correto afirmar que é necessário o investimento em ações que coloquem a responsabilidade da saúde reprodutiva também nas mãos dos homens (Alternativa D).
Características do Programa de Planejamento Reprodutivo
Primeiramente, precisamos compreender que controle de natalidade e saúde reprodutiva não são a mesma coisa. Controle de natalidade são medidas tomadas para redução no número de nascimentos, ao passo que saúde reprodutiva diz respeito ao cuidado com relação a concepção e contracepção. Assim, um está ligado a controle e o outro a liberdade.
Podemos afirmar então que o Programa de Planejamento Reprodutivo é direito de todo cidadão, voltando-se para a população em geral e ocorrendo ações clínicas, educativas, preventivas e de garantia ao acesso a informação acerca da regulação da fecundidade. Nesse sentido, a assistência relacionada a contracepção não busca promover saúde reprodutiva e garantir a liberdade de opção do cidadão.
Atualmente existe uma grande gama de ações contraceptivas realizadas voltadas para a mulher, como é o exemplo daquelas relacionadas a anticoncepcional, DIU, diafragma, entre outros. Contudo, é necessário o investimento em ações que coloquem a responsabilidade da saúde reprodutiva também nas mãos dos homens, fazendo-os compreender seu papel nesse processo.
Aprenda mais sobre planejamento reprodutivo:
https://brainly.com.br/tarefa/43140391
#SPJ2