A família tem um papel fundamental no desenvolvimento tanto social quanto cognitivo das crianças e adolescentes sendo importante destacar que as condições históricas, culturais e políticas terão uma influência significativa neste processo.
SALLES, L. M. F. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Revista Estudos de Psicologia, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 33-41, 2005.
Considerando o papel da família no desenvolvimento social e cognitivo do sujeito, analise as afirmativas a seguir:
I. As mudanças nos estilos familiares, passando da restrição de vida para a liberdade total, causaram alterações na dinâmica da família, na qual as decisões são estabelecidas tendo como referencial o bem estar da criança.
II. A entrada da mulher no mercado formal de trabalho exigiu uma reorganização familiar que atingiu diretamente a escola, visto que esta precisou absorver uma demanda maior de crianças, sendo que estas passaram a ingressar mais cedo na Educação Infantil.
III. As mudanças ocorridas no papel social da mulher tem influenciado diretamente na divisão de papéis entre o homem e a mulher e, com isso, a mãe passou a ser sócia do pai nas obrigações de subsidiar financeiramente a família. Isso pode levar a alguns problemas na formação dos filhos.
IV. O sentimento de culpa, principalmente da mãe de ter de delegar a outro os cuidados com sua prole, podem influenciar no estabelecimento de limites e, consequentemente, comprometer a formação da criança. No entanto, isto só pode ser verificado num contexto terapêutico diferente do contexto escolar.
Respostas
As assertivas I, II e IV estão corretas.
A assertiva III está incorreta, pois a entrada da mulher no mercado de trabalho não é um problema na formação dos filhos. Pelo contrário.
A mulher no mercado de trabalho apresenta a independência dessa mãe, que depois de certo tempo conquistou o seu direito de trabalhar, que antigamente eram dados somente aos homens.
Com a entrada da mãe, os filhos vão perceber que é normal homens e mulheres trabalharem e que ambos têm o mesmo direito.
Imagina se uma filha acha normal a sua mãe somente cuidar dos afazeres domésticos e o pai sair para trabalhar. Vai crescer pensando que o seu papel somente é do lar.
Porém, a mulher pode ser o que ela quiser.
Abraços!
Também li, conferi e a resposta certa é I, II e IV, porém não temos essa opção de resposta.
Alternativa 1:
I e IV.
Alternativa 2:
II e III.
Alternativa 3:
III e IV.
Alternativa 4:
I, II e III.
Alternativa 5:
II, III e IV.