• Matéria: História
  • Autor: stefane75
  • Perguntado 7 anos atrás

A colonização do Brasil teve início em 1530 e passou por fases econômicas (ciclos) relacionadas à exploração, produção e comercialização de um determinado produto. Vale ressaltar que a colonização do Brasil não foi pacífica, pois teve como características principais a exploração territorial, uso de mão-de-obra escrava (indígena e africana), utilização de violência para conter movimentos sociais e apropriação de terras indígenas.

Com base nesse contexto, analise as afirmativas:

I - O processo de colonização territorial empreendido pelos europeus no continente americano só obteve o sucesso esperado graças a intensa prática da escravidão.

II - A escravidão deve ser compreendida como a principal base de sustentação econômica da política colonialista.

III - Povos oriundos do continente africano também foram incorporados violentamente à lógica do trabalho escravo.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Apenas a afirmativa I é verdadeira.

b)
Apenas a afirmativa II é verdadeira

c)
Apenas a afirmativa III é verdadeira

d)
Apenas as afirmativas I e III são verdadeiros

e)
As afirmativas I, II e III são corretas

2)
Grandes quantidades de açúcar eram produzidas nos engenhos estabelecidos na região Nordeste. O produto era exportado, principalmente para o mercado europeu, enriquecendo os senhores de engenho e engordando os cofres da corte portuguesa. A mão-de-obra escrava africana foi usada em larga escala. Nesta época, muitos portugueses com recursos econômicos vieram para o Brasil para administrar engenhos de açúcar ou ocupar cargos públicos.

Sobre a escravidão no Brasil, analise as afirmativas:

I - O trabalho extenuante nos engenhos de cana de açúcar em conjunto com as agressões advindas de capatazes e capitães do mato, atores sociais especializados na captura e tortura de escravos, criaram as condições propícias para que atitudes de resistência das mais diversas fossem praticadas pelos cativos.

II - Os quilombos foram formados como uma espécie de prisão para confinar os negros fugidos.

III - No continente africano, a escravidão era praticada muito antes da chegada dos europeus, sendo uma atividade comum entre vários grupos étnicos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Apenas a afirmativa I é correta.

b)
Apenas a afirmativa II é correta.

c)
Apenas a afirmativa III é correta.

d)
Apenas as afirmativas I e III são corretas.

e)
As afirmativas I, II e III são corretas

3)
"Se a grande maioria estava excluída da possibilidade de ocupar cargos que pudessem lhes garantir qualquer reconhecimento da sociedade da época, a importância do trabalho realizado pelas mulheres alforriadas ou que estavam buscando a liberdade é algo fundamental para o entendimento das relações sociais do período".

Tendo em vista a a atuação das mulheres na comercialização de inúmeros produtos nos centros urbanos em formação nos arredores da Capitania de Minas Gerais, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
As mulheres brancas administravam os negócios da família; as mulheres negras dedicavam-se aos cuidados do lar.

b)
A todas as mulheres era garantido o direito à ocupar cargos reconhecidos socialmente.

c)
O poder de comando, na família branca, era dividido igualmente entre o homem e a mulher.

d)
As "negras de tabuleiro", forras ou escravas, peregrinavam pelas povoações e arraiais e vendiam uma variedade de produtos.

e)
Na família escrava, a mulher ocupava um papel proeminente devido ao trabalho no comércio.

4)
"Somente mais tarde, aprendendo com a prática, principalmente depois da introdução dos primeiros escravos africanos, que já na sua pátria se tinha ocupado com lavagem do ouro, e de cuja experiência o natural espírito inventivo e esclarecido dos portugueses e brasileiros logo tirou proveito, foi que os mineiros aperfeiçoaram esses processos de extração".

De acordo com esse contexto, analise as asserções e a relação proposta entre elas:

I - Bem antes do contato com os europeus, os africanos da Costa da Mina, já eram mestres na arte mineratória.

Porque

II - O conhecimento dos habitantes da Costa da Mina fez com que os traficantes de seres humanos luso-brasileiros preferissem, principalmente a partir de finais do século XVII e início do século XVIII, os africanos provenientes desta região, equipando assim a colônia com mão de obra extremamente especializada.

Acerca dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Alternativas:

a)
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

b)
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

c)
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

d)
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

e)
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Respostas

respondido por: elamambretti
10

A colonização do Brasil teve início em 1530 e passou por fases econômicas (ciclos) relacionadas à exploração, produção e comercialização de um determinado produto.

1. alternativa correta: e)  As afirmativas I, II e III são corretas.

I. correto. Com enorme quantidade de terras férteis e a necessidade do rápido retorno financeiro formaram-se grandes unidades de produção, utilizando a mão de obra escrava, indígena e negra.

II. correto. Como colônia de exploração, a economia brasileira apresentava as seguintes características: latifúndio, monocultura, mercado externo e escravidão, com predomínio da escravidão negra.

III. correto. A base do trabalho era o negro na escravidão. Os negros eram vistos como mercadorias, e representavam uma fonte de acumulação de capital.

2. Alternativa correta: d)  Apenas as afirmativas I e III são corretas.

I. correto. Os negros não foram passivos á escravidão, pelo contrário,  desenvolveram estratégias de resistência a escravidão: fugiam, cometiam suicídio, assassinavam os senhores, entre outras.

II. incorreto. Os quilombos eram comunidades formadas por negros que fugiram dos seus proprietários, e para os negros eram sinônimos de liberdade.

III. correto. Porém, a escravidão interna do continente africano era distinta do tráfico de escravos que passou a vigorar partir do século XV e XVI.

A principal diferença era que a escravidão na África não tinha o caráter comercial adotado após o desenvolvimento do tráfico de escravos através do oceano Atlântico.

3.  É correto afirmar que: d)

a) incorreto. Os negócios da família eram administrados  pelos homens.

b) incorreto. As mulheres brancas, em sua grande maioria, eram excluídas da função pública.

c) incorreto. A educação da mulher era voltada à organização do lar e as que aprendiam ler e fazer contas  deveriam utilizar seus conhecimentos na gestão do lar.

d) correto. O comércio ambulante, expresso no trabalho de quitandeiras e “negras de  tabuleiro”, cumpriram um importante papel no abastecimento dos arraiais.

e) incorreto. Um grande número de mulheres negras, chefiavam domicílios assumiam a chefia da família, a gerência dos negócios e dos escravos.

4. Alternativa correta: a)  As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

I. correto. Homens e mulheres africanos, embarcados na Costa da  Mina com destino ao Brasil, eram tradicionais conhecedores de técnicas de mineração do  ouro e do ferro, além de dominarem antigas técnicas de fundição desses metais.

Eles  conheciam muito mais sobre a matéria que os portugueses, antigos parceiros comerciais  dos reinos negros da África.

II. correto. Os habitantes da Costa da Mina possuíam conhecimento técnico apurado, construído durante  centenas de anos, desde muito antes de qualquer contato com os reinos europeus da era  moderna.

A opção dos traficantes luso-brasileiros por escravos da Mina, principalmente durante a segunda metade do século XVII e a primeira do século XVIII, fundou-se nesse  now-how mineratório e metalúrgico dos negros.

Bons estudos!


stefane75: Não está certa ñ
miguel0510: Alguém tem as respostas certa?
respondido por: brunofranco1
18

1- e)

As afirmativas I, II e III são corretas

2-d)

Apenas as afirmativas I e III são corretas.

3- d)

As "negras de tabuleiro", forras ou escravas, peregrinavam pelas povoações e arraiais e vendiam uma variedade de produtos.

4- b)

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.


miguel0510: Certa, obrigado.
cristianowilerson: obrigado!
Perguntas similares