Respostas
A Revolução Russa e o conflito entre Bolcheviques e Mencheviques são parte importante da História da Rússia.
Causas da Revolução Russa
As principais motivações para a Revolução Russa estavam associadas ao governo autoritário do Czar Nicolau II. A ausência de liberdades individuais, restringidas pelo Estado, bem como o controle da Igreja Ortodoxa sobre a educação, eram características movimentadoras de protestos.
Soma-se a isso a concentração de terras nas mãos dos grandes proprietários, chamados de boiardos. Os camponeses, neste sentido, eram quase servos, num modelo semelhante ao feudal, o que também prejudicava os interesses de industrialização.
Naquele tempo dois grupos principais passaram a liderar as críticas ao Czar: os mencheviques, formados pela minoria burguesa e liderados por Martov e os bolcheviques, formados pela maioria dos camponeses e operariado, e liderados por Lênin.
Revolução de 1917: Resumo
A Revolução Russa de 1917 foi motivada pelos fatores já apontados. Ela se deu através de uma movimentação coordenada pelo partido Bolchevique, liderado por Lênin. A tomada do poder gera o fuzilamento do Czar e de sua família, e as empresas privadas são nacionalizadas, uma Reforma Agrária geral é realizada e milhões de pessoas são assassinadas pelo regime soviético.
Consequências da Revolução de 1917;
Como consequência da Revolução de 1917, a Rússia abandona a Primeira Guerra Mundial, estabelece um modelo socialista de governança, passa a perseguir, prender, torturar e executar os adversários políticos do regime.
Uma guerra civil entre os Vermelhos (formados pelos bolcheviques, sovietes e camponeses) e os Brancos (formados pelos mencheviques, Igreja, donos de terra e aliados internacionais) é formada, e os vermelhos vencem finalmente em 1921.
Conclusão;
Pode-se concluir que o regime soviético foi formado a partir da Revolução de 1917, liderada por Lênin, e teve como medidas iniciais o estabelecimento de uma economia pautada nos princípios socialistas.
Infelizmente, o regime também perseguiu e matou milhões de pessoas, não foi capaz de controlar a fome nos países e regiões que dominou, e falhou em se ater aos princípios teóricos que propagava quando ainda se encontrava no lado da oposição.
Filmes sobre a Revolução Russa;
Podem ser indicados, como filmes sobre a Revolução Russa, os seguintes:
O encouraçado Potemkin, de 1925;
Reds, de 1981;
Outubro, de 1927;
Requiem a Lênin, de 1934.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a Revolução Russa, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/5697321
Na imagem Stalin, Lênin e Trotsky, líderes soviéticos, em 1919.