De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio.
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
Respostas
Essa questão dialoga com problemáticas complexas, como o aumento das desigualdades e as diferenças entre as parcelas financeiramente ricas, das segregadas.
Por isso, são muito importantes os investimentos no setor de educação, saúde, transporte, segurança e oferta de oportunidade de emprego.
Por fim, nas classes segregadas, os elementos citados acima carecem de manutenção e na maioria das vezes são precários, já para a parcela financeiramente rica, esses serviços podem ser utilizados pelo setor privado, que possuem valores altos para a realização mas podem ser pagos pela estrutura econômica dessas famílias.
As escolas apresentam um papel bastante complexo em relação à redução das desigualdades sociais, mas podem desenvolver um espaço de debate com os alunos, assim como podem exigir uma postura mais ativa do Estado.
Escolas e Desigualdades Sociais
As desigualdades sociais reverberam a difícil realidade que existe no país. No entanto, as escolas podem ser capazes de modificar este cenário, através da implementação de debates e discussões sobre esta temática, na busca pela conscientização dos alunos.
Além disso, as escolas podem apresentar maior pressão sobre o Estado, além de reduzir o distanciamento com as famílias, promovendo articulações que se resumam a um maior exercício de cidadania.
Mais sobre escolas e desigualdades sociais: brainly.com.br/tarefa/24940344
#SPJ3