Os caboclinhos historicamente têm relação com o culto da Jurema (árvore que produz o chá sagrado para os caboclos).
A Jurema é uma árvore nativa do Brasil, de caule tortuoso, cujas folhas, raízes e casca servem para uso medicinal e para o preparo de uma bebida que, nos cultos indígenas e caboclos, integra o ritual da Jurema Sagrada.
Os componentes de um grupo de caboclinhos que vivencia a religiosidade não desfilam no carnaval sem antes tomar a bebida de Jurema.
Inicialmente os integrantes de caboclinhos eram apenas homens, que durante o carnaval passavam de três a quatro dias fora de casa.
As fantasias eram confeccionadas com fibras de agave (sisal), penas de peru e de pato. Depois começaram a usar penas de pavão, de ema e plumas, exibindo um visual mais rico.
Alguns materiais tradicionais ainda são utilizados atualmente nas fantasias e nos instrumentos, principalmente o cipó, a madeira de jenipapo e o bambu.
A fantasia básica das mulheres é composta de vistosas tangas e sutiãs bordados, cocares ou leques, munhecas para os pulsos e atacas para os tornozelos.
Para os homens é a tanga, o peitoral, munhecas e atacas, cocar ou leque. Também usam como adorno machadinhas de madeira e pequenas cabaças amarradas no cipó aos braços ou na cintura.
oi, alguém pd resumir ai p mim pf?
valendo 30 pt
Respostas
Oii tudo bem? Vim te ajudar,sou pessima em resumo mais vamos lá ☺
Os caboclinhos sao conhecidos pelo culto da Jurema (árvore que produz o chá sagrado) essa árvore é do Brasil,seu caule é tortuoso, suas folhas, raízes e casca sao para uso medicinal e para o preparo de uma bebida para os cultos dos caboclinhos,no carnaval somente depois de tomar a bebida podera desfilar,eles podem passar no carnaval ate de três a quatro dias longe de casa.
As fantasias eram confeccionadas com sisal,penas de peru e de pato. Depois começaram a usar penas de pavão, de ema e plumas, para exibir a riqueza,para a musica são utilizados o cipó, a madeira de jenipapo e o bambu.
As mulheres era vestidas vistosas tangas e sutiãs bordados,cocares ou leques, munhecas para os pulsos e algumas joias para os tornozelos.Ja os homens utilizavam uma tanga, o peitoral, munhecas e atacas, coca alem dos adorno machadinhas de madeira e pequenas cabaças amarradas no cipó aos braços ou na cintura.
espero ter ajudado, bj❤
O culto da Jurema e os caboclinhos fazem parte da história.
Jurema é uma árvore nativa do Brasil, de caule tortuoso, que as folhas, raízes e casca servem não só para uso medicinal, mas também para o preparo de chás usados pelos índios e caboclos em cultos.
Antes dos caboclinhos desfilarem no carnaval, era sagrado tomarem a bebida de Jurema.
No início os caboclinhos eram homens que passavam de três a quatro dias fora de casa na festa típica brasileira.
As fantasias eram feitas com fibras de agave, penas de peru, de pato, pavão, ema e plumas.
Atualmente ainda são usados alguns materiais tradicionais nas fantasias e nos instrumentos, principalmente o cipó, a madeira de jenipapo e o bambu.
As fantasias das mulheres eram tangas e sutiãs bordados, cocares ou leques, munhecas para os pulsos e atacas para os tornozelos.
Para os homens eram tanga, peitoral, munhecas e atacas, cocar, machadinhas de madeira e pequenas cabaças amarradas no cipó aos braços ou na cintura.