Com o surgimento das máquinas e da linha de produção, as organizações passaram a buscar formas eficientes de controle e produção. Para aumentar a produtividade, surge o método de administração científica de Frederick Winslow Taylor, que se tornaria mundialmente conhecido como Taylorismo. Para ele, o grande entrave das técnicas administrativas existentes consistia no desconhecimento, pela gerência e pelos trabalhadores, dos métodos ótimos de trabalho. A busca dos métodos ótimos seria efetivada pela gerência por meio de experimentações sistemáticas de tempos e movimentos. Uma vez descobertos, os métodos seriam repassados aos trabalhadores, que se transformavam em executores de tarefas predefinidas. A escola da administração científica foi essencial, no começo do século XX, para Taylor, considerado o fundador da moderna teoria geral da administração. A contribuição de Taylor foi estudar as várias atividades e dividi‑las em tarefas menores, determinando a maneira mais eficiente de realizá‑las. Taylor defendia cinco princípios básicos, entre os listados a seguir, aponte a alternativa incorreta.
a. Transfira toda a responsabilidade da organização do trabalho dos gerentes aos trabalhadores.
b. Use métodos científicos para determinar a forma mais eficiente de fazer o trabalho; planeje a tarefa do trabalhador de maneira correta, especificando com precisão a forma pela qual o trabalho deva ser feito.
c. Selecione a melhor pessoa para desempenhar o cargo assim especificado.
d. Treine o trabalhador para fazer o trabalho eficientemente.
e. Fiscalize o desempenho do trabalhador para assegurar que os procedimentos apropriados de trabalho sejam seguidos e os resultados adequados sejam atingidos.
Respostas
b. Use métodos científicos para determinar a forma mais eficiente de fazer o trabalho; planeje a tarefa do trabalhador de maneira correta, especificando com precisão a forma pela qual o trabalho deva ser feito.
O CORRETO SERIA USE MÉTODOS PRÁTICOS PARA DETERMINAR A FORMA ....
A alternativa incorreta é representada pela letra A.
Porque, na verdade, a responsabilidade era invertida. Naquele momento histórico (segunda metade do século XIX e início do século XX), Taylor havia identificado que os colaboradores transferiam responsabilidades para os gerentes. Isso ocorria por conta da lógica produtiva da época (o foco era na produção).
Por fim, cabe destacar que o estudo dos Tempos e Movimentos - desenvolvido por Taylor (1856 - 1915) - tinha como principal objetivo a busca pela eficiência em todo o processo produtivo (envolvia fatores como tempo, perda e divisão do trabalho).
Até a próxima!