No artigo 198 da Constituição Federal de 1988, já dá indícios de quais seriam os princípios básicos do Sistema Único de Saúde, o qual foi criado a partir da Lei 8.080 dois anos após a promulgação da Constituição (1990): “As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade”
Respostas
I. Verdadeiro. O Sistema Único de Saúde preconizado pela Constituição Federal busca a descentralização, com direção única em cada esfera de governo;
II. Verdadeiro. O SUS também almeja o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
III. Verdadeiro. Participação da comunidade; onde o SUS busca ser mais próximo às famílias e localidades e não um sistema distante, pois isso apenas cria dificuldades para ambas as partes.
IV. Verdadeiro. A regionalização visa distribuir os recursos de forma justa e coerente, enquanto a hierarquização é responsável pela divisão dos níveis de atenção de forma a garantir o acesso a todos os serviços do sistema independente do grau de complexidade.
Todas estão corretas.
Abraços!
Resposta:
Boa noite,
Todas estão corretas:
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.