Respostas
As insulinas apresentam boa estabilidade e tem sua ação biológica preservada, desde que sejam seguidas as orientação de conservação e transporte (GROSSI, 2004; SBD, 2009).
As insulinas em uso, podem ser mantidas na geladeira (entre 2 e 8ºC), ou em temperatura ambiente (15 e 30ºC), em local fresco, ao abrigo da luz e de oscilações bruscas de temperatura.
Os fabricantes não recomendam guardar a caneta recarregável em geladeira, porque pode danificar o mecanismo interno e, em alguns casos, interferir no registro da dose correta; devendo então, ser mantida em temperatura ambiente. Já as canetas descartáveis, podem ser armazenadas tanto em geladeira, quanto em temperatura ambiente.
Quando mantida em geladeira, a insulina deve ser retirada com 30 minutos de antecedência da aplicação, para evitar desconforto e irritação no local.
O local mais adequado para armazenar a insulina, na geladeira, é a prateleira próxima à gaveta de legumes, pois as prateleiras e gavetas próximas ao freezer, podem expôr a insulina à temperaturas inferiores a 2º C, ocasionando congelamento e perda de efeito. A porta da geladeira também não é indicada para seu armazenamento, já que, as frequentes aberturas de porta causam grande mobilidade no frasco e variação da temperatura da insulina, podendo danificá-la.
As insulinas lacradas (aquelas que ainda não estão em uso), necessitam ser armazenadas em geladeira (temperatura entre 2 e 8ºC) e a data de validade a ser considerada, é a que está impressa na embalagem.
Insulinas em uso: prazo máximo de validade de 45 dias, a partir da data da abertura (ver orientações na bula), e devem ser descartadas após esse período.