Fernando está no último ano da faculdade de fisioterapia e está realizando um levantamento bibliográfico para sua primeira iniciação científica. O jovem se interessa em estudar a propagação de doenças e as estatísticas relacionadas às situações de saúde. Ele deve considerar que os sistemas de atenção à saúde são respostas sociais deliberadas às necessidades de saúde da população. Ao se discutir uma proposta de organização do Sistema Único de Saúde (SUS), deve-se começar por analisar que necessidades de saúde se expressam na população brasileira. A situação de saúde dos brasileiros é analisada nos seus aspectos demográficos e epidemiológicos.
Tomando como referência os aspectos demográficos e epidemiológicos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Existe uma divisão entre doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis, sendo esta tipologia utilizada principalmente nos aspectos demográficos.
( ) As condições agudas de saúde apresentam um curto curso, inferior a 90 dias de duração. Já às condições crônicas tem um período de duração mais longo se apresentando de forma definitiva e permanente.
( ) As doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis no que se refere à organização dos sistemas de atenção à saúde, torna-se falha, dando-se preferências às categorias que graduam tempo e permanência doença.
( ) No modelo de atenção à saúde, no que se refere as condições crônicas de saúde, a duração da condição da doença (se breve ou longo) é a única variável considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
CIRINO, C.F.S. Práticas Fisioterapêuticas na Atenção Secundária e Terciária. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
F – V – F – V.
b.
V – V – F – F. Incorreto
c.
F – V – V – F.
d.
V – F – V – V.
e.
V – F – V – F.
Respostas
c. F – V – V – F.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Falsa. Existe uma divisão entre doenças transmissíveis e doenças não transmissíveis, sendo esta tipologia utilizada principalmente nos aspectos epidemiológicos.
II – Verdadeira. As condições agudas de saúde apresentam um curto curso de duração. E às condições crônicas tem um período de duração mais longo, podendo ser de forma definitiva e permanente.
III – Verdadeira. A organização dos sistemas de atenção à saúde, considerando as doenças transmissíveis e as não transmissíveis, é falha. Pois se dá preferência para as categorias de graduação do tempo e da permanência da doença.
IV – Falsa. Em relação às doenças crônicas de saúde, são consideradas outras variáveis, além da duração da condição da doença (se breve ou longo), pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Bons estudos!
Alternativa Correta: F – V – V – F.